VOLTAR

Grupo Pataxó retoma fazenda no extremo sul da Bahia

Cimi - www.cimi.org.br
17 de Jul de 2008

Na última segunda-feira (14), 23 famílias Pataxó retomaram 340 hectares de uma fazenda no lado norte de Cumuruxatiba, entorno do "Parque do Descobrimento", no município do Prado, extremo sul da Bahia. As famílias Pataxó foram expulsas desta terra na década de 70, pela antiga empresa de exploração madeireira Brasil-Holanda. A área faz parte do território tradicional do povo Pataxó que se encontra em fase de estudos para demarcação.

A fazenda estava sob domínio do fazendeiro Clemente de Tal que já mandou seguranças armados para a área. A situação no local é tensa. Segundo as lideranças indígenas ligados à Frente de Resistência e Luta Pataxó, os seguranças chegaram ameaçando os indígenas. Um índio conhecido como "Casa Grande" foi seqüestrado e ainda está desaparecido.

As famílias estão solicitando a presença da Funai e da Policia Federal no local para garantir a integridade física do grupo e investigar o paradeiro do índio seqüestrado.

Cimi Leste - Eunápolis/BA

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.