VOLTAR

Grupo indígena denuncia site por venda não autorizada de fotos do Vale do Javari (AM)

Portal Imprensa - http://migre.me/lj9U
25 de Fev de 2010

A organização União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), situada no extremo oeste do Amazonas, entrou com representação no Ministério Público Federal (MPF) contra o site www.amazon-indians.org por uso indevido de imagens. A página diz comercializar fotos de índios para "ajudar a tribo", mas a Univaja garante não ter recebido qualquer doação em dinheiro.

Segundo informou o jornal O Estado de S. Paulo, o site traz fotos de rituais de indígenas do Vale do Javari e informa ter arrecadado mais de U$S 300 mil para criar projetos de auxílio aos nativos. Na página, uma das fotos é comercializada por US$ 19, mais custo de envio.

"Há várias pessoas que vão a aldeia e tiram fotos, mas não autorizamos publicações em sites, revistas, jornais e muito menos a comercialização", disse o diretor da Univaja, Eliésio Vargas, acrescentando que não sabe desde quando o site está no ar.

Vargas afirmou reconhecer todos os indígenas expostos no site e acredita que as imagens tenham sido tiradas entre 2006 e 2007, por um estrangeiro que esteve na aldeia.

No site, o responsável pelas imagens é Dan James Pantone, que diz trabalhar para as entidades indígenas Matses, Amas e Fundação Matis. Nenhuma das três existe no Brasil. Pantone também informa ser diretor de uma associação indígena no Peru, coordenada pela britânica Rainforest Foundation.

"As vendas dos vídeos têm sido pequenas e insignificantes, mas me permitem manter o site para educar as pessoas sobre os indígenas do Javari", declarou Pantone. A página encontra-se atualmente fora do ar.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.