VOLTAR

Grupo discutiu "reserva" indígena

A Região (BA) - http://www2.uol.com.br/aregiao/
27 de Mai de 2010

Os deputados Jorge Khoury, Nelson Pelegrino, Raymundo Veloso e Geraldo Simões; o presidente da Associação de Pequenos Produtores de Ilhéus, Una e Buerarema, Luiz Henrique Uaquim, discutiram a crise com os "índios" Tupinambás.

Acompanhados do secretário de Governo de Ilhéus, Alcides Kruschewsky, o grupo conversou com o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, sobre a pretensa demarcação de terras para os supostos índios Tupinambá, pela Funai.

"A comissão defendeu a elaboração de um novo estudo com acompanhamento dos entes federativos, no caso o estado e os municípios, o que não ocorreu com o atual relatório," explica Alcides.

"O ministro tomou conhecimento de diversos erros cometidos no documento, além da preocupação de produtores e moradores com o estado de violência na área do conflito".

A comissão sugeriu que o governo federal adote outra política, se for o caso de reparação, criando uma reserva indígena com tamanho mais razoável do que os 48 mil hectares que a Funai está propondo, desapropriando a área.

Alcides sugeriu que integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal se reunissem com o deputado Raymundo Veloso e Luiz Henrique Uaquim.

Veloso lembrou que "não há nenhum registro que incrimine qualquer produtor por ato violento contra indígena".

http://www2.uol.com.br/aregiao/2010/05/entry_2231.html

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.