VOLTAR

Grupo de trabalho vai discutir saúde indígena do Polo Base de Grajaú

Grajaú de Fato- http://www.grajaudefato.com.br
10 de Jul de 2014

Na manhã desta quarta-feira (9), representante das 114 aldeias que compõem o Polo Base de Grajaú, estiveram reunidos na Câmara Municipal de Grajaú para discutir sobre a criação do Grupo de Trabalho para reorganizar o fluxo de trabalho no Polo Base, definir os territórios de atuação das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), e a distribuição do número de profissionais por equipes.

"Estamos aqui para discutir os problemas internos de cada aldeia e região, como também para ouvir as reclamações e sugestões dos índios sobre a prestação dos serviços de saúde indígena", informou o vereador José Arão Marizê Lopes, que mediava à reunião entre os indígenas.

Arão disse ainda que a criação do Grupo de Trabalho é uma determinação do Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão (DSEI), coordenado pelo enfermeiro Alexandre Oliveira Cantuária em São Luís.

O DSEI é uma unidade organizacional da Funasa, base territorial e populacional sob responsabilidade sanitária claramente identificada, que reúne um conjunto de ações de saúde necessárias à atenção básica. É articulado com a rede do Sistema Único de Saúde - SUS, para referência e contra referência, composto por equipe mínima necessária para executar suas ações e com controle social por intermédio dos Conselhos Locais e Distrital de Saúde.

Grupo de Trabalho

50% do grupo serão formados por 14 representantes dos usuários indígenas, sete dos trabalhadores da Saúde, e sete pelos gestores e prestadores de serviços; os seguimentos formam 25% cada.

A responsável técnica do Polo Base de Grajaú, enfermeira Lisandra Chaves Batista Ribeiro, vai assessorar o grupo de trabalho durante as reuniões até o dia 15 de julho, data prevista para instituição do grupo e elaboração do relatório final das atividades desenvolvidas.

Agenda de reuniões

Dia 12 de julho - Aldeia Coquinho

Dia 13 de julho - Aldeia Bacurizinho

Dia 14 de julho - Aldeia Morro Branco

Dia 15 de julho - Aldeia Ipú

Polo Base de Grajaú

É composto por 114 aldeias em seis regiões: Ipú, Bacurizinho, Bananal, Coquinho, Morro Branco e Itaipava, distribuídas em três municípios: Grajaú, Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras.

http://www.grajaudefato.com.br/povos-indigenas/grupo-de-trabalho-vai-di…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.