VOLTAR

Grupo de trabalho propõe mapeamento do Delta do Jacuí

SEMA - Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul - www.sema.rs.gov.br
16 de Jun de 2008

O prefeito José Fogaça reuniu-se na manhã de hoje, 16, com o presidente da Assembléia Legislativa, Alceu Moreira, e representantes do governo do estado e município, para discutir o andamento do projeto de investimentos no Parque Estadual Delta do Jacuí, localizado na Região Metropolitana, com a aplicação de recursos de compensação ambiental da Aracruz Celulose, estimados em R$ 18 milhõees. O secretário adjunto do Meio Ambiente, Francisco Simões Pires, representou o secretário Otaviano Moraes.

Na ocasião, ficou estabelecido que, anterior à aplicação dos recursos, é necessário realizar um mapeamento local, identificando as áreas de preservação ambiental (APA). O estudo deverá ser realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam).

"Esta é uma ação inicial e fundamental, que irá permitir a implementação de outras iniciativas como regularização fundiária, reassentamento de moradores, saneamento básico, preservação ambiental, entre outras", explicou Fogaça. O prefeito destacou a importância do projeto, pois visa à conservação do meio-ambiente e à garantia de mais qualidade de vida à população que vive no local.

O grupo de trabalho constituído há cerca de um mês é formado por representantes da Assembléia Legislativa, Sema, Smam, Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fepam), Secretaria Municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico (SMGAE) e Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

O Parque Estadual Delta do Jacuí, na Região Metropolitana, abrange os municípios de Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita, Eldorado do Sul e Triunfo. Situado no encontro dos rios Jacuí, Gravataí, Caí e Sinos, o parque é formado por 30 ilhas e porções continentais com matas, banhados e campos inundados. Integram o Delta do Jacuí, na Capital, as ilhas dos Marinheiros, da Pintada, das Flores, da Pólvora e a Mauá.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.