VOLTAR

Grupo de trabalho irá formular diretrizes da educação indígena

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
10 de Mar de 2006

Um modelo de políticas públicas direcionadas à educação indígena foi o compromisso firmado entre os representantes do Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Roraima (Secd). Um grupo de trabalho da área educacional indígena deve se reunir no próximo dia 17 para discutir propostas e diretrizes da operacionalização da Educação Escolar Indígena no Estado de Roraima.

Entre os representantes que participaram da reunião no último dia 8, quarta-feira, esteve o secretário de Educação, Hildebrando Falcão, Selma Mariot, coordenadora do Censo Escolar de RR, coordenador de Educação Indígena do MEC, Kleber Gesteira Matos, diretor do Departamento de Educação Continuada, Diversidade e Cidadania, Armênio Bello Schimidt, e Maria Auxiliadora Rezende, presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed).

A coordenadora do Censo Escolar de Roraima explicou que a reunião foi muito proveitosa e ficou decidido na formação do grupo de trabalho envolvendo todos os representantes para compor as propostas e diretrizes da educação indígena. Selma ressaltou o compromisso da Secd em formar as diretrizes conforme a legislação vigente.

Durante a reunião, o secretário Hildebrando questionou as últimas declarações dos representantes do MEC sobre as reclamações relacionadas à educação indígenas em Roraima da falta de vagas para os alunos, formação de professores indígenas e escolas com problemas. Selma Mariot frisou que há vagas disponíveis para novas matrículas e que somente houve dificuldades na formação de professores indígenas.

"É muito específica a questão para formar professores indígenas. Hoje temos 1.008 e, para formar novos professores, existe toda uma dificuldade, devido às questões dos costumes, cultura e a língua. Mas iremos iniciar uma nova formação de professores indígenas e atender a demanda", reforçou.

Das 225 escolas indígenas cadastradas no MEC, através do Censo Escolar de 2005, 210 escolas indígenas estão em funcionamento e 15 delas estão paralisadas. Roraima possui 11.818 alunos indígenas que foram matriculados no ano de 2005, divididos na educação infantil, ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos. Atuam 1.008 professores indígenas do ensino fundamental, normal nível médio, nível médio, licenciatura e com nível superior.

MEC - Para saber dos detalhes da reunião com a Secretaria de Educação, a equipe de reportagem da Folha tentou entrar em contato com os dois representantes do MEC em Brasília (DF), por duas vezes, e os mesmos não foram localizados.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.