VOLTAR

Grupo de trabalho estuda ordenamento territorial da Flona Bom Futuro

MMA - www.mma.gov.br
Autor: Carlos Américo
16 de Jul de 2009

O Ministério do Meio Ambiente instituiu, nesta quinta-feira (16), o grupo de trabalho que vai fazer o ordenamento territorial da Floresta Nacional (Flona) de Bom Futuro para solucionar os conflitos sociais e ambientais causados pela ocupação desordenada da Flona, em Rondônia.

O GT deverá fazer o ordenamento territorial da área, redefinindo os limites da Flona, que terá 132 mil hectares transformados em Unidade de Conservação de Proteção Integral. No acordo entre o MMA, o ICMBio e o governo de Rondônia, também ficou decidido que 70 mil ha serão transformados em Área de Proteção Ambiental estadual, na área onde vive cerca de cinco mil pessoas, e outra área do mesmo tamanho vai virar Floresta Estadual. Em contrapartida, três unidades de conservação estaduais - Florestal Estadual Rio Vermelho A e B, e as estações ecológicas Serra dos Três Irmãos e Mujica Nava, que totaliza 180 mil ha - virarão UC federal.

O GT será composto por dois representantes do ICMBio, um do Ibama e dois do governo estadual. O GT terá 15 dias para elaborar dois projetos de lei, estadual e federal. Na quarta-feira (15), o ministro Carlos Minc se reuniu com o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, a senadora Fátima Cleide e o deputado federal Eduardo Valverde, para falar sobre melhorias para a Flona. Foi pedido ao ministro o apoio da Operação Arco Verde Terra Legal para o desenvolvimento sustentável da região, garantindo à população o sustento sem degradar o meio ambiente.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.