VOLTAR

Grupo da Funai começa estudo de terras em Douradina

Agora MS - Campo Grande -MS
14 de Out de 2005

Um GT (Grupo de Trabalho) da Funai (Fundação Nacional do Índio) está em Douradina, a 200 km de Campo Grande, e já iniciou o levantamento na região onde os índios da aldeia Lagoa Rica reivindicam 8 mil hectares. Segundo a antropóloga Maria Elizabeth Brêa Monteiro, o trabalho deve prosseguir até 24 de outubro.

Depois do relatório preliminar relatório preliminar, o grupo deve voltar ainda este ano ao Estado para concluir os estudos. Já os índios guarani-caiuá dizem que permanecerão na área até que o resultado do estudo seja concluído.

A nomeação do GT foi definida após protesto dos indígenas que ocuparam duas fazendas da região. Eles só aceitaram deixar as terras depois da assinatura do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público e com proprietários rurais, que chegaram a interditar a BR-163 contra as invasões.

No termo, além dos estudos da Funai, a Prefeitura de Douradina se comprometeu em fazer melhorias no posto de saúde, ampliar o transporte escolar e o governo do Estado ficou com o compromisso de reformar a quadra da escola

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.