VOLTAR

Gripe H1N1 ataca população yanomami na Venezuela

AFP - http://migre.me/aMIr
04 de Nov de 2009

A gripe H1N1 afetou a população indígena yanomami, na fronteira entre Venezuela e Brasil, informou o governo de Caracas que enviou, nesta quarta-feira, delegação do Ministério da Saúde ao local.
A ONG Survival, com sede em Londres, informou que pelo menos sete índios morreram vítimas da gripe e outros 1.000 foram contaminados pelo vírus, cifras que não foram confirmadas pelo governo venezuelano.

Para a Survival, a situação é "crítica" pois há risco de "propagação por todo o território yanomami", a maior tribo que habita, praticamente isolada, ambos os lados da fronteira entre Venezuela e Brasil, com população estimada em 32.000 pessoas.

"Ambos os governos (do Brasil e da Venezuela) têm que agir imediatamente para deter esta epidemia e melhorar radicalmente as condições sanitárias dos yanomamis", assinalou Stephen Corry, diretor da Survival, citado no comunicado oficial.

Segundo a ONG, entre 1980 e 1990, um quinto da população yanomami morreu de enfermidades como a gripe e a malária, que chegam à região trazidas por garimpeiros.

jt/bl/sd

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.