VOLTAR

Grileiros invadem reserva e matam índios em Minas

Diário do Grande ABC (Santo André - SP)
13 de Fev de 1987

Na madrugada de ontem três índios Xakriabá foram assassinados e uma índia foi ferida durante um conflito com 15 homens armados, chefiados pelo grileiro Amaro. Fábio Alves dos Santos, representante do Cimi, afirmou que em outubro passado já havia enviado um ofício ao delegado da Funai pedindo providências para evitar que Amaro cumprisse as ameaças que fazia aos indígenas. Fábio acusou o prefeito de Itacarambi de incentivar os conflitos entre grileiros e indígenas. O prefeito negou as acusações. Ele afirmou que de fato possui uma área na TI Xakriabá, mas que largou sua terra para a Funai. O delegado da Funai não foi encontrado pela imprensa.
O prefeito José Sarney aprovou ontem a proposta básica de descentralização do Programa de Reforma Agrária que prevê uma participação direta dos Estados na execução dos assentamentos de agricultores.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.