VOLTAR

GP do Brasil de F1 apóia a preservação dos mananciais de São Paulo

Envolverde
31 de Out de 2008

GP do Brasil de F1 apóia a preservação dos mananciais de São Paulo

A edição deste ano que, tradicionalmente se realiza no autódromo de Interlagos, zona sul da capital paulista, elegeu a Campanha De Olho nos Mananciais, do ISA, como projeto socioambiental oficial.

A etapa brasileira da Fórmula 1 deste ano viu na Campanha De Olho nos Mananciais, do Instituto Socioambiental, uma oportunidade de sensibilizar a população da maior metrópole brasileira e também os visitantes e turistas de todo mundo que vêm assistir a corrida para a importância de preservar e recuperar os mananciais que abastecem a cidade e de garantir água de boa qualidade para todos.

Nada mais apropriado, já que a corrida se realiza em Interlagos, região da zona sul da capital, localizada exatamente entre as represas Billings e Guarapiranga, mananciais que ao lado do Sistema Cantareira abastecem a Região Metropolitana de São Paulo. "A expectativa é que a capacidade de mobilização da Fórmula 1 ajude a campanha", diz o publicitário Percival Caropreso, defensor da campanha para a qual trabalha voluntariamente e também sócio do ISA. (Veja o mapa)

Durante os três dias em que o glamour do circo da Fórmula 1 toma conta da cidade -de 31/10 a 2/11 -, o ISA estará no autódromo com um estande na área VIP para divulgar a Campanha De Olho nos Mananciais. A idéia é esclarecer a população sobre a situação das fontes de água que abastecem as grandes cidades, começando por São Paulo, e de mobilização para promover o uso racional da água. Pretende mostrar também que a ameaça de escassez de água nas grandes cidades tem relação direta com poluição e desperdício.

Estande na área VIP

Para difundir cada vez mais suas ações, a campanha prevê o desenvolvimento de diversas parcerias, em especial com entidades da sociedade civil que atuam nas regiões de manancial de São Paulo. E mostrar que a conservação da água é uma responsabilidade de todos, além de fornecer dicas de consumo responsável que possam ser adotadas no cotidiano de cada um.

Folhetos, brindes para torneiras com o logo do GP (que, aliás, estarão em todas as torneiras do autódromo) e apresentações interativas mostrarão aos visitantes as ações da campanha e dicas práticas que podem ser adotadas por todos para economizar água. Em português e em inglês. O material de divulgação foi impresso gratuitamente pela gráfica Ultra Print. Paralelamente os telões do autódromo irão exibir mensagens rápidas chamando a atenção do público. Um delas e que é mote da campanha vai perguntar: "Você sabe de onde vem a água que você bebe? Vem daqui, de Interlagos". No estande, um aparelho de tevê leva os visitantes a viajar pela região dos Mananciais através de um sobrevôo virtual confeccionado a partir de um mapa do Google Earth e de imagens de satélite da Digital Globo, fornecidas pela empresa Imagem. Durante o evento, a campanha lançará também a versão em inglês do site.

Corpo-a-corpo

Desde que foi lançada em novembro de 2007, a Campanha De Olho nos Mananciais promoveu eventos de rua para alertar a população sobre a necessidade de economizar água. Um deles foi na Praça Buenos Aires, no bairro paulistano de Higienópolis, onde o consumo de água é maior do que a média da cidade. Em junho deste ano levou sete mil pessoas a participar de um grande abraço em torno da Guarapiranga e a uma excursão fotográfica na Billings e também na Guarapiranga.

O ISA trabalha com mananciais há 11 anos, pesquisando e realizando diagnósticos socioambientais participativos no sentido de fazer propostas e influenciar políticas públicas. Há três anos promove o Abraço da Guarapiranga, realizado em diferentes pontos do manancial, em conjunto com organizações que atuam na região.

A campanha defende ainda a necessidade de implantar saneamento nas áreas urbanas existentes nos mananciais; o fim do crescimento das cidades sobre as áreas de mananciais; a ampliação das áreas efetivamente protegidas e a implantação de instrumentos para compensar os moradores que protegem e contribuem para a produção de água de boa qualidade. Também quer que as represas sejam utilizadas como área de lazer por todos os moradores da cidade.

Para saber mais entre no site: htp://www.mananciais.org.br
(Envolverde/Instituto SocioAmbiental)

Envolverde, 31/10/2008

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.