VOLTAR

Governo vai reforçar fiscalização na Amazônia com a contratação de 2 mil servidores

ICMBio - www.icmbio.gov.br
05 de Mar de 2009

Na sua jornada contra o desmatamento na Amazônia, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, acertou na terça-feira (3) com o seu colega do Planejamento, o ministro Paulo Bernardo, a contratação de 2.000 servidores, sendo 1.000 fiscais ambientais e 1.000 policiais federais, todos para atuar exclusivamente na região amazônica, no combate aos crimes ambientais. Dos fiscais, 450 vão trabalhar no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e 550 no Ibama.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) recebeu autorização para preparar os editais. Segundo Minc, não se trata de criação de novas vagas nos dois órgãos. "Haverá um remanejamento das vagas já existentes, concentradas nesse esforço", disse ele.

Além dos servidores, o MMA vai firmar contrato para a utilização de quatro aeronaves que fiscalizarão as áreas indicadas pelos satélites e em caso de confirmação poderá convocar até mesmo a Força Nacional para combater crimes ambientais. A preocupação agora, segundo explica, se estende até mesmo às áreas que envolvem o manejo sustentado. O Ibama tem identificado casos em que os negócios autorizados extrapolam os limites definidos, resultado em degradação ambiental.

A delegada da Polícia Federal, Fernanda Santos, que participou do anúncio das novas medidas no Ministério do Meio Ambiente, destacou o papel da instituição na Operação Arco de Fogo, que vem reprimindo as ações criminosas contra o meio ambiente na Amazônia e indiciando os criminosos. Ela destacou o papel da inteligência. Disse que "muitas vezes chegamos às áreas desmatadas e encontramos apenas os empregados", lembrando que os verdadeiros autores dos delitos precisam ser identificados e em muitos casos estão bem longe das áreas atingidas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.