VOLTAR

Governo vai licitar exploração comercial de 27 mil km² de florestas na Amazônia

Globo Amazônia - www.globoamazonia.com
30 de Jul de 2009

Foi assinado nesta quinta-feira (30) pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o Plano Nacional de Outorga Florestal (Paof), que prevê que cerca de 27 mil quilômetros quadrados de nove diferentes florestas nacionais na Amazônia serão licitados para exploração comercial até 2010.

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão do Ministério do Meio Ambiente responsável pelas licitações, calcula que as concessões devem produzir 840 mil metros cúbicos de madeira legal, o equivalente a mais de 30 mil caminhões carregados.

A exploração será feita com a técnica de manejo, em que as áreas de flroesta são divididas em lotes e exploradas de forma revezada, dando tempo para que a mata se recupere. O cumprimento do plano de manejo é fiscalizado pelo governo e por auditorias independentes a cada três anos.

Até o momento só existe uma área já licitada sob esse modelo, na Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia. Nove meses após a abertura do edital e depois de uma briga judicial, que chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF), a concessão de 960 km² ficou com três diferentes empresas em agosto de 2008. Mas, segundo informações da Agência Brasil, a exploração da madeira na área ainda não começou.

Impugnação

O segundo processo, para concessão de 1.400 hectares da Floresta Nacional de Saracá-Taquera, no Pará, foi interrompido nesta quinta-feira por prazo indeterminado, após pedido de impugnação do edital feito pela União das Entidades Florestais do Pará. A Agência Brasil informa que o SFB vai analisar o pedido, mas não tem prazo para anunciar a decisão.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.