VOLTAR

Governo terá plano de ação em 2009, diz Ibama

FSP, Ciência, p. A25
22 de Jun de 2008

Governo terá plano de ação em 2009, diz Ibama

Da reportagem local

Já faz três anos que a comunidade científica elaborou um plano nacional de proteção aos tubarões e raias. A medida mais imediata a ser aplicada em toda a costa brasileira seria a moratória da pesca de tubarões como o cação-anjo e o cação-listrado, duas das espécies mais ameaçadas de extinção.
"Nós entregamos o plano ao governo. Além de medidas gerais, existem recomendações para cada região do litoral", afirma Ricardo Rosa, professor da Universidade Federal da Paraíba e presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo de Elasmobrânquios (grupo das raias e dos tubarões).
De acordo com José Dias, coordenador-geral de Gestão de Recursos Pesqueiros do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o governo está ciente do problema. "Recebemos esse plano, na verdade, em 2006. Até o ano que vem vamos implementar um plano de gestão e recuperação de todas as espécies ameaçadas", afirmou Dias à Folha.
A lista de reivindicações é extensa. Os pesquisadores também querem que aumente a fiscalização sobre a pesca ilegal e que novas áreas de proteção sejam criadas. Muitos pontos do litoral são berçários.
A questão, segundo Rosa, é também científica. Para o pesquisador, faltam estudos sobre várias das populações que habitam o litoral brasileiro. "Para cada espécie ameaçada são necessários estudos sobre dinâmica populacional e avaliação dos estoques", diz.
Além das pesquisas e das ações legais, Fábio Hazin, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, pede mais organização por parte dos órgãos federais. "Infelizmente, enquanto perdurar no país a divisão da responsabilidade institucional pelo ordenamento dos recursos pesqueiros, será sempre muito difícil avançar." (EG)

FSP, 22/06/2008, Ciência, p. A25

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.