VOLTAR

Governo se prepara para comemorar mês dos povos indígenas

Diário do Amapá - http://www.diariodoamapa.com.br
29 de mar de 2010

Respeito aos originais donos das terras brasileiras será comemorado com intensa programação

Em abril é comemorado o Dia do Índio, e para comemorar a data, o governo do Estado, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas para os Povos Indígenas (Sepi), organizou intensa programação que se estenderá durante todo o mês.
A abertura oficial das comemorações acontecerá no dia 12, no Museu Kuahí, no Oiapoque, com diversas atividades culturais, exposição, venda de artesanatos e curso de capacitação para as lideranças indígenas, com o tema "Gestão Estratégica e Gestão por Projeto". Mas, antes mesmo da abertura, a programação já estará transcorrendo desde o dia 7 de abril, com uma grande Ação Social e Assembléia Geral dos Povos Indígenas em aldeias. O encerramento será no dia 30 com eventos para todas as aldeias do Amapá e norte do Pará.
No período de 7 à 21 de abril, acontece nas aldeias Apalai, Waiana, Tiriyós e Ka-txuyana quinze dias de ação social de sub-registro, realizada pela Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social em parceria com a Sepi. De 16 a18 de abril acontece a Assembléia dos Povos Indígenas, na aldeia Bona que terá dois pontos de discussões. O primeiro trata-se da ação para indígenas e registro civil do cidadão índio do Amapá e norte do Pará, o segundo é sobre a vida dos povos indígenas, questões sociais, culturais e econômicas.
Em Macapá, a programação começa no dia 15 e vai até 30 de abril, com Exposição Cultu-ral Itinerante, que terá como tema "Os Povos Indígenas do Amapá e norte do Pará: Cultura, Política e Dinâmica Social". O evento ocorrerá, na Casa do Artesão e na Universidade Estadual do Amapá (Ueap) das 8h às 12h e das 14h às 20h.
No dia 19 de abril, data em se comemora o "Dia do Índio", acontece em frente a Casa do Artesão, a partir 18h, uma grande festa, com show cultu-ral, rituais, dança do Turé, bebida indígena (Kaxixi), exposição e comercialização de material indígena. O evento contará com a presença de autoridades do Estado e Município, lide-ranças indígenas, acadêmicos e sociedade em geral. A exposição cultural "Dia do Índio" abordará o tema "A Cultura Indígena: Legado Cultu-ral na formação da sociedade amapaense".
Ainda em Macapá, acontece o Ciclo de Palestras sobre diversos temas como Educação Indígena no Amapá e norte do Pará: Marcos, ações e desafios; Cultura, Direito, Cidadania e Territorialidade: As Universidades e sua extensão ao povo indígena. As palestras serão realizadas nos dias 23 e 26 de abril, no Auditório da UEAP, de 8h às 12h e das 14h às 18h. Acadêmicos, lideranças indígenas e sociedade civil organizada porão participar das palestras.

http://www.diariodoamapa.com.br/politica.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.