VOLTAR

Governo realiza segundo Seminário Estadual de Educação Escolar Indígena

Governo da Paraíba - http://www.paraiba.pb.gov.br
19 de Nov de 2013

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) realiza nesta terça (19) e quarta-feira (20), no Sesi de Rio Tinto, o segundo Seminário Estadual de Educação Escolar Indígena. O evento é promovido pelo Núcleo de Educação Indígena (NEI) da Gerência Operacional de Integração Escola Comunidade (Goiesc) da SEE.

Na manhã desta terça-feira aconteceu um ritual de abertura com a apresentação indígena do Toré. Depois foi apresentada a peça "A tragédia de Tracunhaém", seguida pela Banda Marcial da Escola Estadual Akajutibiró. A primeira mesa redonda do evento abordou o tema "Formação de Professores Indígenas e suas Perspectivas", debatido pelos professores Mércia Batista e José Gabriel, da UFCG, Joelma Félix, da Opip, e Pedro Eduardo, do Magistério Indígena.

A programação da tarde consta de apresentações das escolas estaduais Guilherme da Silveira (peça teatral Monte-Mor) e Pedro Poti (grupo musical Anama Poti), além de grupos de trabalhos, plenárias e apresentação indígena do Toré.

Nesta quarta-feira (20), o evento recomeça às 8h com as apresentações do Grupo de Capoeira da Escola Estadual Antônio Sinésio e da peça teatral "As lágrimas de Potyra", da Escola Municipal Maria das Dores Borges. Em seguida acontecerá a mesa redonda "Território e territorialidade", que contará com a participação de caciques de várias aldeias locais e instituições ligadas à educação indígena.

À tarde, a programação continua com a mesa redonda "Lei e diretrizes e bases da Educação Escolar Indígena e Políticas Públicas", que terá como participantes a representante do Ministério da Educação (MEC), Rita Gomes, Rosildo Fidelis, da Opip, Célia Maria, da Funai, Pedro Lobo, do Conselho Estadual de Educação (CEE) e representantes da SEE e das secretarias municipais de educação das cidades de Marcação, Baía da Traição e Rio Tinto.

No encerramento do segundo dia do evento haverá apresentação da Escola Municipal Centro Social São Miguel (Os Kurumins), da Escola Estadual Guilherme da Silveira (Libras na Educação Escolar Indígena) e da Escola Estadual Akajutibiró (Meio Ambiente e Sustentabilidade). O evento será encerrado com a apresentação do relatório contendo as demandas do seminário.

http://www.paraiba.pb.gov.br/80294/governo-realiza-segundo-seminario-es…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.