VOLTAR

Governo quer concluir rodovia Cuiabá-Santarém, afirma Lula

Radiobrás-Brasília-DF
Autor: Carolina Pimentel
23 de Set de 2004

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou esta manhã que pretende concluir as obras da rodovia 163 Cuiabá - Santarém, que vai ligar o estado do Mato Grosso ao Pará. Lula lembrou que, quando era candidato a Presidência da República, não prometeu concluir a estrada, como outros políticos faziam, porque não conhecia o projeto. "Eu que nunca prometi: "vou fazer a 163"". O presidente concedeu hoje entrevista coletiva a 13 emissoras de rádio do país.

Lula lembrou que a questão ambiental será muito bem analisada, para que a obra não sofra paralisações no futuro. "Quando nós colocarmos a máquina, é para a estrada sair. Não é para ela ficar empacada, como muitas vezes ela fica no Brasil", enfatizou.

O presidente destacou a importância do desenvolvimento das hidrovias. "O transporte hidroviário é uma das vantagens comparativas que o Brasil pode ter na sua relação com o mundo", ressaltou. Segundo o presidente, o governo tem interesse em melhorar as condições de transporte na região, com o objetivo de reduzir os custos dos produtos locais e aumentar sua competitividade nos mercados internos e externos.

A respeito da Transamazônica, Lula informou que o governo não possui recursos suficientes para concluir a obra - iniciada nos anos 70 pelo governo militar - mas, segundo ele, já garantiu melhorias na estrada.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.