VOLTAR

Governo pouco atento aos Guaranis

Fátima Missionária - www.fatimamissionaria.pt/noticia3.php?recordID=30344&seccao=3
12 de Fev de 2010

Os índios guaranis sentem-se esquecidos pelas autoridades políticas do país. Durante sete anos tiveram apenas três terras homologadas pelo governo

Das 74 terras indígenas, homologadas pelo Governo Federal entre o ano de 2003 e outubro de 2009, apenas três contemplaram o povo Guarani, uma das maiores populações indígenas do país. Levantamento da CPI-SP (Comissão Pró-Índio de São Paulo) revela que 80% dos territórios Guaranis localizados nas regiões sul e sudeste do país não foram regularizados ou encontram-se com pendências.

E mais: 50 das 120 terras com presença Guarani não estão sequer reconhecidas nas estimativas oficiais e, portanto, não são sequer divulgados pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio). Os dados fazem parte do livro "Terra Guarani no Sul e no Sudeste", lançado pela CPI-SP no final de 2009.

O povo indígena Guarani representa 10,2% do total de índios em território nacional e abrange mais de 55 mil índios, distribuídos principalmente nas regiões sul, sudeste e centro-oeste. Além do Brasil, existem Guaranis em quatro países da America do sul: Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.