VOLTAR

Governo Municipal qualificou indígenas na aldeia Ipegue

Agência de Comunicação Social de Aquidauana - http://www.aquidauana.ms.gov.br/
Autor: Helder Lima
20 de Abr de 2010

Através do Núcleo de Qualificação da Mão-de-Obra e Geração de Emprego e Renda, da gerência de Desenvolvimento Social e Economia Solidária, mais de 20 indígenas das aldeias da região de Taunay, foram contempladas pelo Governo Municipal com o curso básico de Cortes de cabelo.

A solenidade de entrega de certificados foi realizada, nesta segunda-feira (19), na aldeia Ipegue com a presença do prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) e do presidente da Assembléia Legislativa - deputado Jerson Domingos, apoiador da iniciativa que doou um salão de beleza equipado para a comunidade.

"Deputado Jerson, graças a sua ajuda podemos somar esforços para construir mais este sonho em prol das comunidades indígenas do município", destacou em seu discurso a gerente de Desenvolvimento Social - Eva Enilde Franco Fernandes.

Por sua vez, o deputado Jerson Domingos disse que o objetivo do salão é oportunizar as mulheres da Ipegue com uma profissão. "Queremos resgatar a auto-estima da mulher e oportunizar aquelas que tem aptidão com o curso de corte. Se Deus no der força, vamos fazer com que cada aldeia de Aquidauana receba este salão de beleza", enfatizou.

Ao se pronunciar o cacique da aldeia Ipegue, Alvisure Gonçalves, destacou o avanço implementado nas aldeias em diversas áreas pelo prefeito Fauzi em parceria com o governador André Puccinelli e deputado Jerson Domingos. "Vocês tem mostrado com várias ações a atenção e o carinho pela aldeia Ipegue. Hoje somos respeitados e o governo tem valorizado sentimento de cada pessoa das aldeias indígenas", disse.

Cursistas aprovam iniciativa

Para a participante Elizabeth Dias o curso é mais um avanço realizado pelo Governo Municipal em prol das aldeias. "Agora, vamos poder gerar renda e ajudar as nossas famílias", disse. Outro que também foi qualificado e está satisfeito com a nova profissão é Reinaldo Galdino Francelino. Segundo ele, o próximo passo é buscar um curso avançado na área para se aprimorar ainda mais na profissão.

O curso foi ministrado por Rosely Baeta sob a coordenação de Aparecida Lemos, diretora do Núcleo de Qualificação da Mão-de-Obra e Geração de Emprego e Renda da gerência de Desenvolvimento Social e Economia Solidária.

Também participaram da entrega dos certificados na aldeia Ipegue, o vice-prefeito Vanildo Neves, o ex-secretário de Obras - Edson Giroto - representando o governador André Puccinelli, primeira-dama Selma Suleiman, os vereadores Corrêa Filho e Tião Sereia, gerentes municipais e membros do Governo Municipal.

http://www.aquidauana.ms.gov.br/noticia.php?id=MjkxOA==

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.