VOLTAR

Governo lança projeto de habitação para índio

O Globo, O País, p. 11
27 de Nov de 2004

Governo lança projeto de habitação para índio

Para evitar a ida de índios para os centros urbanos, o governo federal decidiu construir casas nas aldeias. Os primeiros indígenas a serem beneficiados pelo programa serão os guarani-caiovás, em Dourados (MS), que vivem em situação mais vulnerável. A aldeia é próxima da cidade e os índios freqüentam a área urbana, abandonando a tribo.

O programa é resultado de um convênio entre o Ministério das Cidades, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e será assinado no dia 6.

A meta é construir casas para cerca de três mil famílias em 2005. O ministro das Cidades, Olívio Dutra, afirmou que a moradia indígena vai respeitar a identidade cultural dos povos. A casa terá um formato da tradicional oca e contará com toda infra-estrutura básica, como água e esgoto. Segundo o ministro, o déficit habitacional indígena é de 30 mil casas. O objetivo do governo é atingir essa meta até 2007.

- O modelo da casa não vai constranger e nem agredir a cultura indígena - disse Olívio.
O projeto, batizado de Programa de Habitação de Interesse Social do Índio, terá investimentos de R$21 milhões em 2005.

O Globo, 27/11/2004, O País, p. 11

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.