VOLTAR

Governo lança na Secretaria do Índio o programa Transporte Solidário

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=76268
12 de Dez de 2009

O programa Transporte Solidário foi lançado ontem, sexta-feira, na Secretaria de Estado do Índio (SEI), que desenvolvido junto às comunidades indígenas de Roraima. O evento foi prestigiado por diversas autoridades e lideranças indígenas, entre elas, o líder yanomami Davi Kopenawa.

A iniciativa tem como finalidade garantir transporte gratuito para os indígenas quando estiverem na cidade de Boa Vista para resolver problemas das comunidades. Durante o lançamento o governador Anchieta Júnior entregou um micro-ônibus com capacidade para 33 pessoas.

Anchieta falou da importância de discutir as necessidades dos povos indígenas com os próprios índios e pediu para que seu gabinete fosse incluído na rota que será feito pelo ônibus do programa.

"A partir do próximo ano iremos aumentar as rotas e iremos providenciar mais ônibus e nessa rota temos que colocar o meu gabinete para discutir os problemas das comunidades direto com os índios", disse.

O ônibus irá fazer rotas diárias, três vezes pela manhã e duas pela tarde, passando por pontos estratégicos, como casas de apoio, organizações indígenas, postos de saúde, hospitais, Funai, Funasa e órgãos públicos levando os indígenas.

De acordo com Hipérion Oliveira, secretário do Índio, a iniciativa se deu pela dificuldade que muitos indígenas encontram para transitarem na capital por falta de recurso.

"Muitos deles saem das comunidades sem dinheiro para pagar transporte e o programa será uma forma de ajudá-los diante dessa necessidade", explicou.

O Transporte Solidário irá atender os tuxauas, diretores das escolas indígenas, agentes de saúde, além de mulheres, idosos e crianças que residem nas comunidades e estejam em Boa Vista para tratamento de saúde. Os beneficiados irão receber uma carteirinha de passe livre que dará direito ao transporte gratuito.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.