VOLTAR

Governo instala Brigadas de Incêndio Florestal em reservas indígenas

O Documento
17 de Mar de 2008

O Governo do Estado começou a treinar os índios que vão atuar nas Brigadas de Incêndio Florestal em Terras Indígenas de Mato Grosso. A instalação da primeira brigada já está em andamento na aldeia Piaraçu, no Médio Xingu.

Cerca de 50 indígenas passam pelo treinamento do Corpo de Bombeiros no município de Colíder (650km ao Norte de Cuiabá). Além de exercício para prevenção e combate a incêndios florestais nas áreas de reservas indígenas, eles também serão capacitados para atendimento de primeiros socorros.

O superintendente de Assuntos Indígenas da Casa Civil, Rômulo Vandoni, lembrou dos inúmeros incidentes com fogo que atingiram as aldeias da região, de dentro para fora como de fora para dentro. O decreto no 1.223 autorizando a criação das brigadas nas reservas, divulgado no último dia 14 de março, foi assinado pelo governador Blairo Maggi com a finalidade de manter o fogo sob controle; proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente.

Um Termo de Cooperação Técnica foi firmado entre a Casa Civil e Corpo de Bombeiros para o trabalho de capacitação. O projeto é executado com o apoio do Banco do Brasil, Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) e da Instituição Wauny. As Prefeituras na região das aldeias, a exemplo da Prefeitura de Colíder, também são parceiros do Governo do Estado. Segundo o decreto, o treinamento deve ser solicitado pela liderança indígena local e Fundação Nacional do Índio (Funai).

Nos últimos anos, o incêndio florestal, por acidente ou de forma criminosa, trouxe diversos prejuízos aos indígenas, que perderam bens e os materiais necessários para a construção das ocas, como a madeira imbira antes já escassa. As queimadas também atingiram o meio ambiente e os animais. "Eles (índios) passarão a ter o domínio, além de uma estrutura para fazer o combate", avaliou Vandoni.

O projeto é executado ainda com a participação das Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MT).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.