VOLTAR

Governo inaugura Sistema Web GIS do Projeto Corredor Ecológico do Jalapão

Semades - http://semades.to.gov.br
09 de Nov de 2012

A partir desta sexta-feira, 09, está disponível para o público, uma série de informações geográficas relacionadas a temas diversos nas áreas de meio ambiente, recursos naturais, limites territoriais, uso da terra, infraestrutura, entre outros, através do Sistema Web GIS Geo-Jalapão, inaugurado pelo Governo do Estado durante cerimônia realizada na sede da Semades - Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Antes da apresentação do sistema, o perito da Jica - Agência de Cooperação Internacional do Japão, Manabu Kawaguchi, falou dos desafios encontrados, do envolvimento conjunto dos técnicos das instituições para a continuidade e o sucesso dessa iniciativa e destacou a principal finalidade desse trabalho. "A maior finalidade do Web Gis é reunir as informações da região do Jalapão, como estradas, hidrografia e outros, que têm um custo muito alto e disponibilizar esses dados de forma gratuita", pontuou Kawaguchi.

Em seguida, a analista de Tecnologia da Informação da Seplan - Secretaria de Planejamento e Modernização da Gestão Pública - Cecília Amélia Miranda Costa, apresentou a interface aos representantes dos poderes públicos federal e estadual e sociedade civil organizada que se fizeram presentes, realçando as facilidades da manipulação e qualidade de dados que poderão ser obtidos.

O diretor do ZEE - Zoneamento Ecológico Econômico da Seplan Rodrigo Sabino Teixeira Borges, falou da abrangência do Web GIS. "Esse sistema tem a perspectiva de permitir o livre acesso do público às informações que possuem abrangência espacial nacional e do estado do Tocantins.
Portanto teremos mais um instrumento de acesso a informações e ao mesmo tempo de auxílio ao conhecimento de dados e aspectos geográficos do território tocantinense", ressaltou o diretor.

Sobre o Sistema Web Giz Geo-Jalapão

O Web Giz Geo-Jalapão é um sistema de informações geográficas para internet (SIG-WEB) básico, gerado a partir de software livre, capaz de realizar consultas e análises simples, utilizando dados vetoriais em formato raster (imagem de satélite). Esse sistema tem como objetivo disponibilizar o acesso às informações geográficas para visualização, manipulação e cópia (download) por meio de ferramentas interativas estruturadas em sistema SIG-WEB. Oferecendo uma arquitetura aberta e distribuída para disseminação de dados espaciais, o Web Giz busca facilitar a distribuição do conteúdo e aplicações de geoprocessamento, sem restrições de tempo e custo para seus utilizadores.

Mais Informações e Acesso

Outras informações sobre o sistema podem ser encontradas no endereço www.seplan.to.gov.br/corredorjalapao/, onde também está disponível o link de acesso ao Web Gis.

Projeto Corredor Ecológico

O corredor ecológico é um instrumento de ordenamento da paisagem validado pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC. O Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão é uma iniciativa do ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade em cooperação técnica com a Jica - Agência de Cooperação Internacional do Japão, implementado com a colaboração da equipe da Semades, Seplan e Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins.

http://semades.to.gov.br/noticia/governo-inaugura-sistema-web-gis-do-pr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.