VOLTAR

Governo inaugura escola para comunidade indígenda

Brasil Norte-Boa Vista-RR
26 de Ago de 2003

A quase sexagenária escola Índio Ajuricaba ganhou novo prédio, construído dentro dos modernos conceitos arquitetônicos

O governador Flamarion Portela fala aos alunos da Serra da Moça, Truaru e Morcego: incentivo à educação

O governador Flamarion Portela e a secretária de Educação Lenir Veras estiveram na manhã deste sábado na comunidade indígena de Serra da Moça, região do Passarão, município de Boa Vista, para inaugurar o novo prédio da escola estadual Índio Ajuricaba, que tem como diretora a professora indígena Maria Lúcia Pereira.

Criada com o nome de escola Mista Índio Ajuricaba, através do Decreto n.o 42 de 4 de abril de 1944, pelo então governador interino do Ex-Território Federal do Rio Branco, Major Durval de Magalhães Coelho, a escola passou ao longo do tempo por várias reformas, e acaba de ganhar um prédio construído sob moderno conceito arquitetônico.

Construída a partir de um projeto elaborado em 1998, com apenas duas salas de aula, a nova escola nasce com deficiência de espaço para atender toda a clientela estudantil da comunidade, que recebe também alunos vindos das duas comunidades mais próximas, como Truaru e Morcego. Para sanar essa deficiência, continuarão a ser usadas salas do antigo prédio.

População
Hoje, a comunidade de Serra da Moça, composta de 42 famílias e uma população estimada em 150 pessoas, oferece o ensino básico e fundamental completo aos seus alunos.
A comunidade sobrevive da plantação de tomate, melancia, feijão, milho, mamão, batata, limão, macaxeira e mandioca. Os produtos são comercializados na Feira do Produtor, em Boa Vista.

Presente
A secretária estadual de Educação exortou aos alunos a que tomem conta do novo prédio como sendo um local que pertence a cada um. "Ninguém pode sujar as paredes, riscar as carteiras, todos devem ter muito cuidado com a escola, que está linda", disse a secretária, falando a uma platéia de mais de 80 estudantes das três comunidades ali reunidas - Serra da Moça, Truaru e Morcego.

"A escola é um presente para a comunidade", disse Lenir Veras, ressaltando que quem estuda ali tem a mesma capacidade de quem estuda em Boa Vista. "Ninguém precisa sair da comunidade em que pode contar com o amor de seus pais, de seus irmãos, para ir estudar na Capital, onde muitas vezes só vai encontrar fome, necessidade".

Transformação
O governador disse que a escola é o instrumento necessário para iniciar o processo de transformação da vida de cada um. Citou o exemplo do filho do índio Bento, que começou a estudar na comunidade da Barata e depois veio para Boa Vista, onde formou-se em engenharia civil e já está trabalhando, "gerando profunda alegria e orgulho para sua família".

Além do novo prédio, a escola é composta também de uma casa que vai servir de apoio aos professores. Portela encerrou a solenidade pedindo que os professores trabalhem a consciência dos alunos de que aquele prédio é um patrimônio não do Governo, mas da comunidade, e como tal deve ser preservado.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.