VOLTAR

Governo envia secretário para reunir com índios de Jacareacanga, no Pará

G1 - http://g1.globo.com/
06 de Jul de 2012

Munduruku queriam a presença do governador Simão Janete na região.
Índios protestam contra o assassinato de integrante da etnia no município.

A Secretaria de Comunicação do Pará (Secom) informou, nesta sexta-feira (6), que o secretário de Segurança do Estado, Luiz Fernandes, viajou para Jacareacanga, no sudoeste paraense, onde vai se reunir com lideranças dos índios Munduruku. Os índios mantém um protesto na cidade contra o assassinato de um integrante da etnia.

Na terça-feira passada, revoltados com a liberação de dois suspeitos do crime, os Munduruku atearam fogo nas instalações do Destacamento da Polícia Militar. Desde então, o clima no município é tenso. As lideranças indígenas pediram a presença do governador do estado, Simão Jatene, para negociar.

O governo enviou nova comitiva à região, desta vez, liderada pelo secretário Luiz Fernandes. A reunião vai ocorrer na tarde desta sexta-feira. A Secom informou que a comitiva fará uma escala em Itaituba, onde um promotor do Ministério Público se juntará aos representantes estaduais.

A Secom também informou que os Munduruku já encaminharam uma pauta de reivindicações para a presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília (DF), para tentar resolver a situação. Representantes da Funai no município de Itaituba, na mesma região, não tiveram acesso ao documento enviado pelos indígenas por problemas de comunicação, mas adiantaram os principais pontos da pauta, disse a Secom.

O governo do estadual montou um gabinete de crise no município de Itaituba para resolver os problemas dos índios. À frente do comitê, o subcomandante geral da Polícia Militar, coronel Walcir Queiroz, reuniu representantes do Estado, Município e União, a fim de encontrar uma solução para o impasse com os Munduruku.

"Um dos membros do comitê é a promotora de Justiça de Jacareacanga, Maria Raimunda Silva. Durante a reunião, a promotora fez questão de enfatizar que a população do município é pacífica. O prefeito do município, Raulien Oliveira de Queiroz, também integrante do comitê, disse que tentou negociar com as lideranças indígenas, mas não obteve êxito", divulgou a assessoria do governo.

http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/07/governo-envia-secretario-pa…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.