VOLTAR

Governo entrega primeira escola de ensino médio indígena

Governo do Estado do Espírito Santo - http://www.es.gov.br
29 de Dez de 2014

Buscando valorizar as raízes brasileiras e dar oportunidade de crescimento aos jovens indígenas, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), entregou nesta segunda-feira (29) as obras de conclusão da Escola Estadual Indígena Caieiras Velha, em Aracruz, primeira unidade de ensino médio indígena da rede estadual.

A Escola será responsável por atender as tribos Boa Esperança, Piraqueaçu, Três Palmeiras, Caieiras, Irajá e Areal. O secretário da Educação, Klinger Marcos Barbosa Alves, falou sobre a importância do investimento. "Foi um trabalho em conjunto, temos que agradecer imensamente o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Superintendência Regional de Educação e da comunidade. Conseguimos recuperar as instalações da escola e entregar um mobiliário novo. A partir do dia 02 de janeiro os alunos já podem ser matriculados e a partir do dia 03 de fevereiro já teremos aula na escola", comemorou.

O secretário também mostrou interesse em aumentar o atendimento da unidade no próximo ano. "Estamos querendo trazer a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para a comunidade e, futuramente, trazer o ensino técnico profissional", disse.

O prefeito Marcelo Coelho lembrou que Aracruz foi o primeiro município a fazer um concurso indígena e, agora, recebe a primeira escola de ensino médio indígena. "Estamos muito felizes, é uma conquista muito importante. Queremos estar cada vez mais próximos das comunidades, estreitando a relação. Temos muito orgulho de ser o único município do Espírito Santo que ainda tem essa cultura", disse.

Após a solenidade, a banda dos Tambores Indígena Tupiniquim contagiou os presentes cantando composições típicas e nacionais com batuques e casacas. Além do secretário Klinger e do prefeito Marcelo, estiveram presentes autoridades locais e o cacique Manoel dos Santos.

Escola Caieiras Velha

A unidade escolar foi contemplada com uma reforma da cobertura; adequação dos banheiros dos alunos e dos professores, inclusive para pessoas com deficiência; pintura interna e externa; reforma do piso; substituição das esquadrias; instalação de forro; construção de cerca; adequação de rampa e reforma na rede elétrica. O investimento foi de R$ 371.969,31.

http://www.es.gov.br/Noticias/172936/governo-entrega-primeira-escola-de…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.