VOLTAR

Governo e UFRR oficializam hoje curso superior indígena

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
19 de Ago de 2003

A partir das 10 horas de hoje, Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Secretaria de Educação assinam convênio que habilita oficialmente o curso do curso de Licenciatura Plena Intercultural Indígena.

Segundo o coordenador geral do Núcleo Insirikan, Fábio Almeida de Carvalho, o curso é uma novidade no país. "Ele é revolucionário porque está voltado para reforçar a vida e a cultura indígena", disse.

Com duração de cinco anos, o curso foi dividido em duas turmas, com 30 professores indígenas cada, e está sendo ministrado na UFRR, nos meses de janeiro, fevereiro, julho e agosto - período de férias e recesso escolar.

Os 60 professores indígenas que formam as primeiras turmas são de etnias Macuxi, Igaricó, Wapixana, Taurepang, Wai-Wai e Yekuana. De 29 de julho passado a 28 de agosto deste mês, os alunos estarão recebendo a matriz de Formação Pedagógica Escolar IV.

Nos dois primeiros anos de curso, os alunos receberão formação pedagógica específica. E ao final desse tempo optam pelas especializações nas áreas de Ciências Sociais, da Natureza ou Comunicação e Arte.

Em março do próximo ano, mais 60 professores indígenas ingressarão no curso. A expectativa é que a cada ano novas turmas de 60 alunos recebam a formação. A meta é capacitar quase 600 professores indígenas da rede estadual de Educação.
O curso está sendo ministrado por professores da UFRR de diversas áreas, além de outros profissionais da Universidade Federal de Goiás e da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Segundo Fábio Almeida, este é o primeiro curso ministrado em uma universidade federal.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.