VOLTAR

Governo e ALE debatem impasse do PA Nova Amazônia

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br
Autor: Vanessa Lima
18 de Mai de 2009

Representantes dos reassentados e assentados do Projeto de Assentamento Nova Amazônia 1 estarão reunidos hoje, 18, com o governador do Estado, Anchieta Júnior (PSDB), debatendo a problemática da região do Truaru na Assembleia Legislativa, em uma sessão convocada pela Comissão Permanente de Terras, Colonização e Assuntos Indígenas.

Desde o dia 13 da semana passada os manifestantes estão bloqueando a via de acesso de dentro do assentamento com caminhões e tratores, evitando a passagem de qualquer veículo à comunidade indígena Lago da Praia, formada no local.

"Sempre vivemos em harmonia, índios e não-índios, no Truaru, mas desde quando começaram a chegar, recentemente, mais famílias vindas da Raposa Serra do Sol, devido ao processo demarcatório, eles começaram a criar caso. Eles possuem uma quantidade de terras que nenhum de nós tem e agora estamos receosos de perder parte para essas novas famílias. Não queremos que eles saiam de lá, mas que permaneçam com os mesmos direitos de assentados que temos", explicou.

Uma reunião geral foi realizada no sábado durante o dia, com a presença de todos os moradores da região. O deputado federal Márcio Junqueira (DEM) esteve no assentamento verificando in loco a reivindicação dos manifestantes.

Segundo Ségina Oliveira, os indígenas estão ameaçando as pessoas que residem próximas à comunidade. Carneiros e porcos dos assentados foram mortos pelos índios, além de uma canoa que estava no rio que divide o PA Nova Amazônia da Serra da Moça ter sido furada como forma de intimidar os manifestantes.

"Só queremos que entendam que não queremos confusão, apenas uma pedaço de chão que seja nosso e que ninguém possa nos retirar mais uma vez", disse a reassentada.

Dependendo do andamento das conversas que os representantes dos produtores terão com as autoridades competentes ao assunto, o acesso da estrada da vicinal 1 poderá ser liberado ainda hoje. (VL)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.