VOLTAR

Governo do Maranhão entrega obra e serviços na próxima terça-feira (14)

GOV MA - https://www.sema.ma.gov.br/
Autor: Thalia Lemos
12 de Set de 2021

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), realizará, na próxima terça-feira (14), às 16h, no Parque Estadual do Bacanga (PEB), a cerimônia de assinatura de ordens de serviço para cercamento do Parque e para a prorrogação do Programa Maranhão Verde. Na ocasião, acontecerá também a entrega simbólica da reforma do Laboratório de Análises Ambientais (LAA/SEMA) da Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó.

O Programa Maranhão Verde está sendo executado no PEB, em São Luís, em sua segunda fase com o projeto "Floresta Protetora dos Mananciais I". Ele conta com a participação de 254 famílias e visa a conservação e recuperação das nascentes e áreas de recarga nas regiões do reservatório do Batatã e do Rio da Prata. Considerando a paralisação de atividades durante os meses de junho a setembro de 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, houve comprometimento da produção de mudas estimadas para o projeto, onde a produção total de 2018 a 2021 foi de apenas 26.500 mudas. Assim, para minimizar os impactos ambientais, sociais e econômicos causados, faz-se necessária a prorrogação de mais dois bimestres do projeto, com encerramento dos termos de adesão dos beneficiários para Dezembro de 2021.

Criado pelo Decreto Estadual n.o 7.545, de 07 de março de 1980, o PEB tem como objetivos a preservação dos ecossistemas nativos, bem como a fauna e a flora primitivas da área, e a conservação de ambientes naturais favoráveis ao desenvolvimento de atividades humanas de caráter científico, educativo, recreativo e a visitação turística na cidade de São Luís/MA. O cercamento do PEB abrangerá 27.000 m² de áreas já degradadas no interior da Unidade de Conservação (UC) e tem a finalidade de intensificar e efetivar a proteção e conservação do espaço, delimitando seus limites físicos conforme proposto na presente Lei.

O Laboratório de Análises Ambientais (LAA/SEMA) se localiza na APA do Itapiracó e está funcionando desde 2013 em uma sala de 13,5m², sendo divida em dois ambientes, o primeiro que funciona a sala de recepção de amostras e o segundo onde são realizadas as análises microbiológicas e físico-químicas para águas superficiais, subterrâneas e efluentes. A nova instalação predial do LAA/SEMA contará com salas amplas e adequadas para recepção de amostras, análises físico-químicas e microbiológicas. Possuirá, ainda, central analítica, sala quente, sala de lavagem, sala administrativa, banheiro/vestiário masculino e feminino, além da área de disposição de resíduos químicos e biológicos, em uma área total de 131,01m².

Fonte: Assessoria de Comunicação/SEMA
Texto: Thalia Lemos/Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas/Superintendência de Planejamento e Monitoramento
Arte: Governo do Maranhão

https://www.sema.ma.gov.br/p11253/

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.