VOLTAR

GOVERNO DO AMAZONAS PARTICIPA DO VI CONGRESSO BRASILEIRO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

SDS/AM - www.sds.am.gov.br
Autor: Carlysson Sena Nívia Rodrigues e Daniela Feitosa
21 de Set de 2009

O Governo do Amazonas está presente no VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), por meio do Centro Estadual de Unidade de Conservação (CEUC), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) do Amazonas. O evento, um dos mais importantes sobre conservação da natureza da América Latina, acontece entre os dias 20 e 24 de setembro, em Curitiba (PR), com o tema "Conservação das áreas naturais num mundo em transformação". A abertura aconteceu neste domingo, dia 19, no Teatro da Universidade Positivo.

Com ampla programação de conferências, simpósios e eventos paralelos organizados pelas instituições participantes, o CBUC reúne congressistas e palestrantes de todo o mundo para trocar experiências e práticas sobre a criação, gestão e implementação de unidades de conservação.

O CEUC conta com um stand para exposição de publicações referentes às Unidades de Conservação estaduais e seus projetos de gestão. Os técnicos do CEUC participam ainda, de simpósios sobre o Mosaico de áreas protegidas e a mesa-redonda "Os Caminhos da co-gestão de Unidades de Conservação no Amazonas". Na mostra de trabalhos técnicos, o órgão apresenta o projeto de pesquisa "Implantação do sistema de trilhas do Parque Estadual Sumaúma", com a finalidade de informar e educar a população acerca da importância do manejo em sistema de trilhas em Unidades de Conservação (UC). O Parque Estadual Sumaúma é a única UC do Estado do Amazonas inserida na área urbana de Manaus (AM), criado para valorizar o grande potencial que a Unidade possui para atividades de cunho educativo e ambiental, podendo ser um elo entre a sociedade e a conservação da natureza. Sob a gestão da SDS por meio do CEUC, o Parque foi criado em 5 de setembro de 2003 e tem seus limites dentro do Bairro da Cidade Nova, zona Norte de Manaus, com uma área de 51 hectares.

O Amazonas conta com 41 Unidades de Conservação no Estado, divididas em Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS), Reservas de Extrativismo (RESEX) e Parques.

Para a secretária da SDS, Nádia Ferreira, a implantação do sistema de trilhas é uma estratégia relevante para as atividades de educação ambiental que poderão ser desenvolvidas dentro do parque. "A apresentação desse trabalho no CBUC é uma ótima oportunidade para a troca de experiências com outros Estados, e, principalmente, para mostrarmos um pouco da nossa realidade e das estratégias de ação em benefício do meio ambiente", afirma a secretária.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.