VOLTAR

Governo do Amazonas discute medidas compensatórias para municípios do Linhão de Tucuruí

SDS - http://www.sds.am.gov.br
Autor: Nívia Rodrigues / Felipe Irnaldo
05 de Jul de 2011

A titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Nádia Ferreira, reuniu na última segunda-feira (4), prefeitos e representantes dos municípios envolvidos pelo Linhão de Tucuruí, para discutir as compensações sociais e ambientais envolvidas no projeto. Na ocasião, estiveram presentes o presidente do IPAAM, Ademir Stroski, representantes do Ibama, prefeitos e secretários municipais de meio ambiente dos municípios em questão.

A partir de agora, uma comissão composta por representantes de São Sebastião do Uatumã, Silves, Rio Preto da Eva, Urucará, Nhamundá, Itacoatiara, Itapiranga e Manaus, deverá acompanhar as compensações junto ao consórcio que desenvolve o projeto. A intenção é assegurar que as medidas sejam executadas em consonância com a realidade de cada município, conforme explica a titular da SDS, Nádia Ferreira.

"Nosso objetivo é consolidar esse grupo de acompanhamento, para que a partir desse trabalho possamos formalizar junto ao Ibama as intenções para a compensação. Para chegarmos a isso, precisamos avaliar com detalhes, para que todos sejam beneficiados", informou a secretária.

As linhas de transmissão deverão cortar 78 áreas com amplo potencial mineral, além de 52 outros sítios arqueológicos espalhados por Urucará, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã e Itapiranga.

"Existem questões que fazem parte de cada município. Cada prefeito, secretário tem que expressar as dificuldades, para que essa comissão possa avaliar de forma conjunta", afirma o presidente do IPAAM, Ademir Stroski,

O Linhão de Tucuruí vai integrar o Amazonas e o Amapá através do Sistema Interligado Nacional de Energia, com um orçamento estimado em cerca de R$ 1,3 bilhão. As obras em território amazonense já começaram no início deste ano, com estimativa de contratação de 958 operários até sua conclusão.

http://www.sds.am.gov.br/index.php/noticias/34-destaque/440-governo-do-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.