VOLTAR

Governo diz que estuda acionar usinas termelétricas mais caras

FSP, Mercado, p. A28
31 de Out de 2017

Governo diz que estuda acionar usinas termelétricas mais caras
Objetivo é poupar água dos reservatórios, que estão com nível baixo

DO RIO

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse nesta segunda (30) que o governo cogita autorizar o uso de um número maior de usinas térmicas mais caras para poupar água nos reser-vatórios das hidrelétricas.
A situação dos reservatórios ê considerada preocupante, diante da falta de chuvas, o que levou o CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) a passar a se reunir todas as semanas.
Nesta segunda, segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), os reservatórios do sistema Sudeste/Centro-Oeste, principal caixa-d'água do setor elétrico brasileiro, estavam com 17,76% da capacidade.
No Nordeste, a situação ê ainda pior: com a seca na região da usina de Sobradinho, o maior reservatório da região, o nível do sistema está em 6,15% da capacidade.
Coelho Filho ressaltou que espera "alguma chuva", mas não descartou a adoção do modelo de despacho de usinas fora da ordem de mérito, o que permite ao ONS mandar ligar térmicas com preços mais altos do que as em operação atualmente.
Se isso ocorrer, o custo adicional será somado à conta de luz no momento da revisão tarifária de cada distribuidora, por meio de aumento no valor dos Encargos sobre o Sistema (ESS), um dos componentes do preço da energia.
Os brasileiros já estão pagando parte da conta da seca por meio da bandeira tarifária, que arrecada recursos para pagar a energia de térmicas. Atualmente, está em vigor a bandeira vermelha, em seu patamar dois, cujo valor foi aumentado de R$ 3,50 para R$ 5 para cada 100 quilo- watts-hora consumidos.
O ministro disse ainda que o governo negocia para encontrar gás para três térmicas que estão paradas por falta de combustível. Uma ê do grupo J&F e teve o fornecimento cortado pela Petrobras.

FSP, 31/10/2017, Mercado, p. A28

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/10/1931451-governo-analisa-us…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.