VOLTAR

Governo divulga nova data para federalização da Cerr

Folha de Boa Vista (Boa Viasta - RR) - www.folhabv.com.br
14 de Jan de 2016

O Governo de Roraima voltou a anunciar mais uma data para que aconteça de fato a federalização da Companhia Energética de Roraima (Cerr). A última data anunciada foi dada há um ano pelo presidente da Cerr em entrevista para Folha, afirmando que a federalização iria acontecer em julho de 2015.

O anúncio de hoje foi dado pela governadora Suely Campos depois da audiência no Ministério de Minas e Energia, que aconteceu ontem (13), em Brasília. A federalização foi um dos três itens da pauta apresentada pela governadora ao secretário-executivo da pasta, Luiz Eduardo Barata Ferreira, substituto do ministro Eduardo Braga, que não pôde comparecer à reunião por problemas de saúde. A ampliação do parque térmico de Roraima e a retomada das obras de Tucuruí também foram discutidas durante o encontro e prontamente acolhidas pela equipe do Ministério.

Segundo Barata Ferreira, a Aneel ainda está realizando estudos sobre a situação da Cerr e da Eletrobras Distribuição Roraima (antiga Boa Vista Energia) com o objetivo de fundir as duas empresas.

Desde novembro de 2012 que a Cerr atua com uma gestão compartilhada entre o governo do estado e a Eletrobras Distribuição Roraima com vistas a se efetivar o processo para extinguir a Companhia. A concessão, conforme entrevista concedida ano passado por Antônio Carramilo Neto em janeiro de 2015, terminaria em junho de 2015 e o prazo final para concluir a federalização era até o meio do ano passado, o que não aconteceu.

"A solução para Roraima é a fusão das duas empresas, transformando em uma única concessionária. O Ministério não analisa outra alternativa", disse o secretário-executivo durante a audiência ontem.

Sobre a federalização, a governadora disse que o Estado não tem mais condições de manter a companhia. "Durante o ano de 2015, tentamos salvá-la. Agora, os estudos para que ela seja federalizada já estão bem avançados. Nós pedimos celeridade na fusão das duas empresas. Até março, as análises serão apresentadas pela Aneel. A expectativa é que a federalização ocorra até julho deste ano", assegurou.

TUCURUÍ

Outro ponto discutido na reunião visa a celeridade na execução das obras do Linhão de Tucuruí. Suely Campos manifestou sua preocupação com possíveis atrasos, mas Barata Ferreira garantiu que a retomada da construção da interligação energética está a todo vapor e que quaisquer obstáculos que surgirem, como a ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) do Amazonas para cancelar a licença prévia emitida em dezembro pelo Ibama, serão superados.

"Não haverá mais interrupção de todo esse processo. Isso é uma política de governo, está decidido e vai acontecer. O secretário anunciou ainda que o Ministério está negociando a compensação financeira aos Waimiri-Atroari para que o linhão cruze a terra indígena, passando pela faixa de domínio da BR-174, faltando apenas definir o valor dessa compensação", disse a governadora.

Ela destacou ainda que, conforme o secretário, o consórcio Transnorte, responsável pela execução da obra, já comprou praticamente todo o material e protocolou na Aneel a repactuação do prazo, considerando que, na previsão inicial, o linhão deveria ter sido inaugurado no ano passado.

Com informações da Secom/RR

http://www.folhabv.com.br/noticia/Governo-divulga-nova-data-para-federa…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.