VOLTAR

Governo decide asfaltar a BR-319 na Amazônia

OESP, Vida, p. A29
02 de Dez de 2010

Governo decide asfaltar a BR-319 na Amazônia

Marta Salomon / Brasília
Brasília

A mais polêmica das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Amazônia - o asfaltamento da BR-319, rodovia que liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM) - ganhou aval de um decreto assinado ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com estratégia para a ocupação do território e uso de recursos naturais da Amazônia.
A obra fica numa área preservada da floresta e teve o licenciamento negado nos dois últimos anos. "A BR-319 é uma decisão tomada sem abrir mão das salvaguardas ambientais", disse Roberto Vizentin, diretor de Zoneamento Territorial do Ministério do Meio Ambiental. O macrozoneamento econômico ecológico da Amazônia foi objeto de debate por mais de 20 anos e negociado com os Estados da região e 16 ministérios. O resultado define parcela de 34% da região como "coração" da floresta, que deve ser preservada, sem o veto a atividades produtivas. O documento prevê a "blindagem flexível" dessa parte da Amazônia e indica a criação de vilas agroindustriais para processar produtos da floresta.
Parte da estratégia para frear a ação das motosserras está concentrada na criação de novas Unidades de Conservação. O governo Lula criou 25 milhões de hectares de áreas protegidas e está prevista a criação de 6 milhões de hectares.

OESP, 02/12/2010, Vida, p. A29

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101202/not_imp648262,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.