VOLTAR

GOVERNO DE SP APRESENTA ESTUDO SOBRE MAPEAMENTO DE RISCOS AO CONDEMAT

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente - https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/
03 de set de 2020

Técnicos do Instituto Geológico (IG) coordenadores do estudo "Mapeamento de Riscos de Movimentos de Massa e Inundações", entregue recentemente pelo Governo do Estado a 11 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, participaram nessa quinta-feira (3) de um encontro virtual com representantes de Câmaras Temáticas do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). O encontro contou também com uma apresentação do Tenente da Defesa Civil Estadual, Tiago Luiz Lorençon.

"A Defesa Civil é um conceito responsável por articular entre todos os órgãos dos poderes públicos as ações, tanto na redução dos riscos de desastres, quanto nas tomadas de decisões", explicou Lorençon.

Para o coordenador do Mapeamento do IG, órgão ligado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Cláudio José Ferreira, os municípios da região leste e sudeste da Região Metropolitana de SP possuem mais um instrumento para mitigar os riscos de desastres.

"São mapeamentos em três escalas complementares disponíveis também em formato de sistema de informação geográfica, para que diferentes gestores possam manipular os dados, dando mais utilizações ao estudo", disse Ferreira.

"Fomos à campo para fazer uma varredura geral com detalhamento muito grande na escala de 1:3000 do estudo para classificar e orientar as possíveis ações", complementou o especialista ambiental do IG, Eduardo de Andrade.

Já o secretário de Meio Ambiente de Mogi das Cruzes e membro do Condemat, Daniel Lima, considera ser importante que o trabalho seja contínuo tanto nas prefeituras quanto no Consórcio.

"As políticas públicas não são de governos, elas ficam e devem ser continuadas. Por isso, estamos pensando em trabalhar um plano regional de resiliência a desastres naturais estruturado no curto, médio e longo prazo", destacou Lima.

O encontro dessa quinta-feira, foi o primeiro de uma série de outros que vão ocorrer semanalmente com os gestores municipais.

"Os municípios precisam atuar juntos no planejamento territorial da região metropolitana. Vamos criar um grupo de trabalho para trocar experiências e o Consórcio dar perenidade nas ações", completou o secretário de Planejamento e Urbanismo de Mogi das Cruzes, Cláudio de Faria Rodrigues.

A reunião foi conduzida pela secretária executiva do Condemat, Renata Matsuda, que organizará os próximos encontros dos representantes das cidades por afinidades locais. Mais de 50 pessoas, entre representantes da Defesa Civil dos municípios, das Câmaras Técnicas de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável; de Habitação; de Planejamento; e de Segurança do Condemat participaram da reunião.

No próximo 13 de outubro, será comemorado o Dia Internacional para Redução do Risco de Desastres com o propósito de promover uma cultural mundial para redução dos riscos de desastres, incluindo prevenção, mitigação e preparação.

https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2020/09/governo-de-sp-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.