VOLTAR

Governo de MS conclui projeto para levar água a 6 mil famílias indígenas

CAMPO GRANDE NEWS - https://www.campograndenews.com.br
Autor: Helio de Freitas
22 de Set de 2023

Estudo foi apresentado à Secretaria Especial de Saúde Indígena, a quem cabe implantar as medidas

Por Helio de Freitas, de Dourados | 22/09/2023 13:59

O Governo de Mato Grosso do Sul concluiu o estudo com propostas para resolver o desabastecimento de água nas aldeias Bororó e Jaguapiru, que juntas formam a Reserva Indígena de Dourados.

Ontem, o Campo Grande News mostrou o sofrimento de crianças guarani-kaiowá caminhando sob sol forte e temperatura de quase 40 graus para buscar água em um riacho contaminado por agrotóxicos.

Elaborado pelo grupo de trabalho criado no início deste ano, o projeto para garantir água potável às aldeias foi apresentado ontem à tarde pelo vice-governador José Carlos Barbosa a representantes dos demais órgãos envolvidos.

Segundo o governo, a proposta final prevê ações para garantir abastecimento de pelo menos seis mil famílias que sofrem com a falta de água na reserva.

Entretanto, a decisão final, para tirar as medidas do papel, cabe à Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) - autarquia pertencente ao Ministério da Saúde e responsável pela saúde e saneamento dos povos indígenas no país.

Conforme o vice-governador, que coordenou o estudo, o projeto é esforço do Governo de MS para auxiliar a União a resolver a falta de água potável que atinge a reserva, onde moram pelo menos 20 mil pessoas.

"A proposta vai ao encontro das metas estabelecidas pelo governador Eduardo Riedel, de reduzir os níveis de instabilidade social, principalmente entre os povos indígenas do Estado. O Governo do Estado solicitou à Sanesul um estudo para garantir o abastecimento nas aldeias pelos próximos 10 anos. Todos os esforços foram feitos. Agora cabe à União a decisão final", firmou José Carlos Barbosa.

O projeto foi apresentado aos técnicos da Coaep (Coordenação de Análise e elaboração de Projetos de Infraestrutura e Saneamento) da Sesai. O coordenador da Coaep, Matheus Fabricio Dias Pereira de Faria, e o chefe do Dsei (Distrito de Saúde Especial Indígena), Arildo Alves Alcantara, pediram uma semana de prazo para o projeto ser apresentado ao Governo Federal.

Presente na reunião, o deputado Federal Geraldo Resende (PSDB) disse que a bancada federal já se comprometeu em auxiliar o andamento do projeto e buscar recursos para colocar as ações em prática. "Já conversei com o Ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha, que conhece a situação de Dourados de perto. Precisamos é resolver esse gargalo de uma vez por todas", afirmou.

https://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/governo-de-ms-concl…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.