VOLTAR

Governo de Minas Gerais oficializa a criação dos Parques Estaduais Serra Negra da Mantiqueira e Botumirim

Agência Minas - http://www.agenciaminas.mg.gov.br/
Autor: Agencia Minas Gerais
06 de Jul de 2018

Governo de Minas Gerais oficializa a criação dos Parques Estaduais Serra Negra da Mantiqueira e Botumirim

Juntas, as reservas ambientais abrangem uma área de 40 mil hectares. Iniciativa visa garantir a preservação de áreas estratégicas para conservar a biodiversidade dessas regiões, sobretudo a fauna e flora ameaçadas de extinção

Minas Gerais acaba de ganhar mais duas reservas ambientais. O decreto que oficializa a criação do Parque Estadual da Serra Negra da Mantiqueira e do Parque Estadual de Botumirim foi assinado pelo governador Fernando Pimentel e publicado na edição desta quinta-feira (5/7) no Diário Oficial de Minas Gerais.

"A criação das duas Unidades de Conservação (UC) é uma grande entrega da gestão do governador Fernando Pimentel. Os dois parques terão mais de 40 mil hectares de área preservada e são uma iniciativa importantíssima para conservação da biodiversidade nas regiões onde estão instalados", ressalta o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Germano Vieira.

Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira

Com área total aproximada de 4.203,96 hectares e perímetro de 72,54 quilômetros, o Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira abrange os municípios de Lima Duarte, Olaria, Rio Preto e Santa Bárbara do Monte Verde, localizados no Território Mata.

"A criação do parque será de extrema relevância para a manutenção de remanescentes de expressivos ecossistemas naturais como o bioma Mata Atlântica, bem como da fauna da região. O local tem espécies raras de flora, que também serão preservadas", ressalta o secretário.

De acordo com o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Henri Dubois Collet, o processo de criação dos parques contou com a participação ativa das comunidades abrangidas.

"Visitamos a região, ouvimos os moradores e acolhemos várias sugestões que recebemos da população. Prova disso é que, no projeto original, a área era de cerca de 8 mil hectares, mas foi reduzida em função dos questionamentos das comunidades", frisa Collet.

Apesar de o decreto já estar em vigor, o prazo para implantação do parque é de cinco anos. "Quem mora na região pode continuar a exercer suas atividades normalmente. O processo de desapropriação ainda está em fase de estudo, mas asseguramos que esses moradores receberão o preço justo por suas terras", enfatiza o diretor geral do IEF.

A criação de uma reserva ambiental gera emprego e renda para os municípios englobados. "As cidades contarão com o turismo ecológico sustentável, além da possibilidade de atração de investidores, promoção de eventos culturais, sociais e ambientais", destaca Collet.

Parque Estadual de Botumirim

O Parque Estadual do Botumirim está situado no Território Norte de Minas Gerais, abrangendo os municípios de Botumirim e Bocaiúva. A área total aproximada é de 35.682,64 hectares e o perímetro é de 203,80 quilômetros.

"Por estar localizado numa região de cerrado de altitude, o parque vai ajudar na manutenção da qualidade hídrica no Norte de Minas", assinala o secretário Germano Vieira.

Com a criação da reserva ambiental, serão preservadas áreas estratégicas para a conservação da biodiversidade da região, especificamente da fauna e flora endêmicas e ameaçadas de extinção.

"Esta Unidade de Conservação tem importância fundamental na proteção de importantes afluentes do Rio Jequitinhonha e também na a preservação do riquíssimo patrimônio espeleológico e arqueológico da região", pontua o diretor geral do IEF, Henri Collet.

No último mês de abril, o governador Fernando Pimentel anunciou que pretende criar outras reservas ambientais no estado para incentivar a preservação do meio ambiente em Minas Gerais De acordo com Collet, pelo menos outras oito regiões do estado já estão sendo estudadas.

http://agenciaminas.mg.gov.br/noticia/governo-de-minas-gerais-oficializ…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.