VOLTAR

Governo da BA e lideranças indígenas firmam parcerias para conservação ambiental na região

Siga a Notícia - sigaanoticia.com.br
Autor: Amintas de Jesus
13 de Mar de 2024

Nesta semana, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) se reuniram com representantes da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia (FINPAT) para discutir estratégias de parceria em projetos socioambientais e ações de monitoramento e fiscalização ambiental.

Durante o encontro, a diretora-geral do Inema, Maria Amélia Lins, reforçou o compromisso do Governo do Estado em colaborar com as demandas apresentadas pelas lideranças indígenas, destacando a importância do diálogo contínuo para fortalecer as políticas ambientais na região.

O secretário municipal de Assuntos Indígenas de Prado, Ricardo Oliveira Xawã, da Aldeia Kaí, ressaltou a relevância da proteção do meio ambiente para os povos indígenas e solicitou apoio para conter a degradação ambiental nos territórios indígenas, além da construção de viveiros de mudas nativas e projetos socioambientais.

Welton Rocha, chefe de gabinete do Inema, destacou a importância de estabelecer parcerias sólidas com os territórios indígenas, reconhecendo a expertise desses povos na conservação e uso sustentável dos recursos naturais.

O Cacique Pataxó Zé Fragoso, da aldeia Tibá, em Prado, demonstrou otimismo com a reunião, enfatizando a importância do apoio para expandir os projetos de reflorestamento e conservação na região.

Ao final do encontro, o assessor especial da Sema, Aldo Carvalho, assegurou que as demandas apresentadas serão tratadas com prioridade, abordando questões como preservação ambiental, disponibilidade hídrica e monitoramento da qualidade da água dos rios, visando o bem-estar e a sustentabilidade dos Povos Indígenas na região.

https://sigaanoticia.com.br/governo-da-ba-e-liderancas-indigenas-firmam…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.