VOLTAR

Governo classifica empresa brasileira na licitação para o manejo sustentável da Floresta Nacional do Jamari

Tudo Rondônia - www.tudorondonia.com
Autor: Silvana Melati Cintra
03 de Jul de 2008

Única classificada no primeiro processo aberto pelo Ministério do Meio Ambiente para a concessão pública de uma área florestal do Brasil, a AMATA S.A. é um empreendimento inteiramente brasileiro, fruto da associação de brasileiros com atuação reconhecida internacionalmente no desenvolvimento de projetos de manejo sustentável de florestas.

A empresa planeja investir na exploração de 46 mil hectares da Floresta Nacional (Flona) Jamari, em Rondônia, promovendo a colheita sustentável de madeira e de óleos, essências, fibras e raízes.

A AMATA foi criada em 2005 sob a crença, partilhada por seus três sócios fundadores, de que é possível gerir florestas naturais e plantadas com tecnologias que garantam exploração econômica, social e ambientalmente consistentes.

Etel Carmona é conhecida em todo o Brasil e fora do país pelo trabalho que desenvolve há 20 anos com madeiras nativas. Seus móveis e acessórios de decoração de design brasileiro exclusivo são encontrados nas principais capitais do mundo, têm certificação internacional e são exemplo da máxima agregação de valor que um produto madeireiro pode ter.

Um de seus empreendimentos, a Aver Amazônia, que ela iniciou em 2000, compra madeira certificada e resíduos de madeira da Associação dos Moradores do Projeto de Assentamento Extrativista Chico Mendes (Seringal Cachoeira), em Xapuri, no Acre. Jovens da comunidade transformam essa matéria-prima em objetos exportados para vários países e geradores de emprego e renda na reserva.

Roberto Waack, por sua vez, foi o responsável por lançar e gerir por cinco anos o que é hoje o maior projeto de manejo florestal tropical certificado do mundo, integrado a uma das maiores plantações de eucalipto do país. O trabalho lhe valeu a indicação para o board do Internacional do Forest Stewardship Council (FSC), do qual atualmente é presidente.

O tripé se completa com Dario Guarita Neto, que deixou o mundo da administração de portfólios por acreditar na grande oportunidade de investimento em um ativo alternativo num setor onde o Brasil oferece claramente um alto diferencial competitivo em relação ao restante do mundo.

A Amata e o FSC
O FSC é uma organização não-governamental e independente sediada em Bonn (Alemanha). Entidade sem fins lucrativos, não investe em projetos de manejo de nenhum tipo. Sua atuação é regulatória: estabelece requisitos mínimos para a atividade econômica florestal sustentável e promove a certificação de produtos em todo o planeta, além de funcionar como fórum de resolução de conflitos nessa área.

A operação da AMATA pretende ser 100% certificada pelo FSC, o que pressupõe, além do uso de madeira legal, uma preocupação com questões sociais e ambientais. Sua concepção de negócio está em linha com o conceito dos três "Ps" (people, profit, planet - pessoas, lucro, planeta) definido pela entidade. Por isso, estratégia da empresa combina geração de valor com inserção social.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.