VOLTAR

Governo cadastra índios-artesãos para ajudar na comercialização

24 Horas News-Cuiabá-MT
Autor: Mariana Rodrigues
31 de Mar de 2006

Com o objetivo de facilitar o trabalho dos índios e aperfeiçoá-los para o artesanato, o Programa de Artesanato de Mato Grosso, administrado pela Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), por meio da Comissão Interinstitucional do Programa de Artesanato Mato-grossense (CIPAM), cadastrou 45 índios e índias da aldeia Umutina, localizada em Barra do Bugres (168 km a Médio-Norte de Cuiabá).

"Eles nos pediram esse cadastro, para terem condições de expor seus produtos. Para chegar lá não foi fácil. A tribo é de difícil aceso, precisando pegar uma canoa para chegar ao local", afirma a Assistente de Direção do Programa de Artesanato de Mato Grosso, Marliza Aparecida Profeta da Cruz.

Ao efetuar o cadastro, os índios receberam a carteirinha, que dá a possibilidade de emitir nota fiscal por meio da Secretaria da Fazenda. "A carteirinha vai facilitar a vida deles, principalmente na venda de suas peças. Desta forma, os índios poderão expor e comercializar seus produtos sem nenhuma complicação", explica Marliza Cruz.

As peças artesanais fabricadas pelos índios expressam sua cultura. Como os chocalhos, arco e flecha, quadros, colares de sementes entre outros produtos.

As próximas aldeias a serem cadastradas no mês de abril serão a Xavante e Bacairi localizadas em Paranatinga, a 373 km ao sul de Cuiabá. Além de realizar o cadastro, na próxima visita a equipe da CIPAM ministrará um curso para os índios de aperfeiçoamento de peças, com o objetivo de melhorar a qualidade do artesanato indígena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.