VOLTAR

Governo anuncia melhorias na reserva

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=60968
29 de Abr de 2009

O prazo para a retirada de todos os não-índios da recém confirmada reserva Raposa Serra do Sol se encerra amanhã, quinta-feira, 30, mas as ações do governo do Estado na região não devem parar, garante o secretário adjunto da Secretaria de Estado do Índio, Wilson Jordão.

O leque de trabalhos executados é extenso e tem como objetivo atender as demandas das comunidades indígenas. "O governo, por meio da Secretaria do Índio, trabalha em parceria com a Funai, Embrapa e demais organizações indígenas que atuam na reserva", explica o secretário adjunto.

Um dos convênios firmados, no valor de R$ 1,55 milhão, dá sustentação ao Projeto de Etnodesenvolvimento (Perssol) da reserva Raposa Serra do Sol. Prevê ainda o fomento da agricultura nas comunidades da região, fornecendo plantadeiras de feijão, adubadeiras e outros implementos agrícolas.

"O objetivo do governo e de outros parceiros é dar ao índio toda a infra-estrutura e capacitação para operar a tecnologia dos equipamentos, a fim de que tenham condições de prosseguir com os trabalhos, de forma sustentável, numa eventual necessidade de retirada dos agentes do governo", disse Jordão.

A comunidade do Flexal, produtora de feijão jaulão, recebe apoio no que tange ao escoamento da produção para a comercialização em Boa Vista e Pacaraima. Outras comunidades, como a Ticoça, Taxi, Contão e São Jorge, estão plantando milho e mandioca.

"Apesar de se tratar de agricultura familiar, há comunidades produzindo melancia e vendendo os frutos até mesmo para Manaus", disse Jordão.

Além da agricultura, o governo do Estado vem apoiando as comunidades também no desempenho da piscicultura, mais promissora nas comunidades de Camararém e Água Fria, e apicultura, com a produção de mel orgânico.

ILUMINAÇÃO - Por meio da CER (Companhia Energética de Roraima), o Governo do Estado continua levanto a iluminação as comunidades que estão dentro da reserva Raposa Serra do Sol. Mesmo com a confirmação da homologação da reserva, não houve qualquer interrupção no fornecimento de óleo diesel e manutenção dos geradores.

Algumas comunidades atendidas agregam mais de mil habitantes. Entre estas estão Napoleão, Contão e Raposa. Ao todo, o governo atende com a iluminação a mais de 40 comunidades na reserva Raposa Serra do Sol.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.