VOLTAR

Governadora firma convênio com Banco Mundial para preservação da biodiversidade gaúcha

SEMA/RS - www.sema.rs.gov.br
25 de Mai de 2010

Em Brasília, a governadora Yeda Crusius assinou nesta terça-feira (25) importante acordo que reforça a parceria do Estado com o Banco Mundial (Bird): a organização financeira doará US$ 5 milhões para o projeto de preservação da biodiversidade gaúcha. Serão beneficiados 33 municípios de quatro microrregiões do bioma pampa. "Essa região é deprimida, e a parceria vai ajudar na produção sustentável", disse Yeda Crusius. A contrapartida do Estado será de US$ 6,1 milhões de dólares.

Para promover o desenvolvimento regional, o Estado atuará na conservação da biodiversidade, além de gerenciar os ecossistemas e de criar as oportunidades para o uso sustentável dos recursos naturais. "Este bioma é único no mundo e poderemos acompanhar cada uma das 900 unidades de produção que irão representar o modelo de sustentabilidade", afirmou.

Sobre a parceria com o Banco Mundial, Yeda Crusius destacou que a confiança mútua se reforça pelo objetivo em comum. "O Banco Mundial já atuou em todos os biomas brasileiros e agora irá para o pampa", disse.

Pela proposta será promovida a conservação da biodiversidade no meio rural em compatibilização com atividades da agricultura, silvicultura e pecuária. As ações acontecerão em 16 unidades demonostrativas de manejo sustentável em 900 unidades escolhidas pelo projeto para produção com preservação da biodiversidade.

O projeto teve a concepção entre as secretarias estaduais do Meio Ambiente, Agricultura e Planejamento, além da Emater e da Fundação de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e é fundamental para a execução de ações de conservação para garantir a riqueza de espécies e ecossistemas. O programa contará com unidade de gerenciamento (UGP), com sede no Meio Ambiente, um comitê estadual e quatro comitês locais de acompanhamento.

http://www.sema.rs.gov.br/sema/jsp/descnoticias.jsp?ITEM=3081&TIPO=1

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.