VOLTAR

Governador recebe comitiva da BrancoCel

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
11 de Mar de 2003

Diretores da Bancocel e da Investe Brasil na visita feita ao governador

O governador Flamarion Portela (PSL) recebeu ontem pela manhã, no Palácio Senador Hélio Campos, os diretores da BrancoCel e da Investe Brasil. A comitiva era formada pelo presidente da Brancocel, Peter Hertig, presidente da Investe Brasil, Rudolf Hon, dos diretores Eduardo Pires e Cláudio Schimidt, da Investe Brasil e BrancoCel.

Os técnicos disseram que vão entregar hoje ao Governo de Roraima o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente (Rima), relativos à fábrica de pasta de celulose e derivados, que em breve o grupo canadense estará instalando no Estado. A entrega será no coquetel a ser oferecido no Aipana Plaza Hotel, às 17h30.

Para implantar o projeto, faltam pequenos expedientes, conforme explicou Peter Hertig. Um deles é a aprovação do Licenciamento Ambiental, a ser cumprido pelo Dema (Departamento Estadual de Meio Ambiente).

O governador explicou aos técnicos que esse detalhe já está praticamente solucionado. Por parte da Brancocel, todas as exigências já foram cumpridas, segundo afirmaram os diretores. Com o Licenciamento Ambiental nas mãos e o contrato de fornecimento de energia devidamente assinado, o grupo canadense terá como pleitear financiamentos para dar início ao projeto.

Segundo os técnicos, o EIA/Rima, que fornece subsídios importantes sobre o Estado, foi elaborado por técnicos competentes, com o acompanhamento de seis professores da Universidade Federal de Roraima. A idéia é estabelecer parcerias, não só na área acadêmica, mas também com pequenos produtores e com o projeto Grão Norte.

Hertig explicou que a Agrosilvopastoril, empresa do grupo Valter Wogel, responsável pela operacionalização do empreendimento em Roraima, vai incentivar pequenos produtores a plantarem acácia mangium, com distribuição de sementes e garantia da compra do produto final que servirá de matéria-prima para a indústria.

O projeto vai investir no Estado cerca de R$ 1 bilhão, com previsão de ser concluído em 17 anos, com o plantio de 77 mil hectares de acácia. Já existem 7 mil hectares plantados nos municípios de Bonfim, Cantá, Boa Vista e Mucajaí. Para este ano, os técnicos esperam plantar 6 mil hectares.

Segundo o governador Flamarion Portela a instalação dessa fábrica de celulose em Roraima é um importante passo para a diversificação do setor econômico do Estado. O empreendimento - como ele acrescenta com entusiasmo - vai gerar 3,5 mil empregos, diretos e indiretos, além de atrair novos investidores para o Estado, ampliando sobretudo o potencial do setor madeireiro, hoje responsável por 90% da pauta de exportação estadual.

A BrancoCel, conforme os estudos apresentados pelos técnicos, adotará o processo de branqueamento termomecânico em Roraima, pelo sistema Bleech Chemical Thermomechanical Pulp (BCTMP), que polui menos, embora consuma mais energia. Os produtos utilizados no processo serão o peróxido e soda cáustica, e não o caulim como acontece comumente.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.