VOLTAR

Governador garante apoio a associação indígena da Perimetral Norte

Jornal do Amapá-Macapá-AP
21 de Fev de 2003

O governador em exercício Pedro Paulo Dias de Carvalho recebeu, na noite de hoje, 19, no Palácio do Setentrião, uma equipe de quatro caciques e lideranças indígenas da Associação dos Povos Indígenas Waiãpi do Triangulo do Amaparí (Apiwata). Eles vieram à capital fazer, entre outras coisas, reivindicações ao Governo do Amapá para suas cinco comunidades indígenas.
O encontro durou cerca de duas horas, e teve a participação dos deputados Roberto Góes (PPB) e Ubiracildo Macedo (PT do B), além do Administrador da Funai em Macapá, Mozar Borges dos Santos.
Uma das principais reivindicações foi a solicitação de caçamba e máquinas para recuperar trechos entre os municípios de Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio, que se encontram intrafegáveis. "O apoio do governo é importante, porque beneficia diretamente os 609 habitantes das comunidades indígenas que estão praticamente isoladas da capital", disse o vice-presidente da Apiwata, Caubi Waiãpi.
As lideranças entregaram um documento ao governador Pedro Paulo, com outras solicitações como, liberação de um terreno para construção da sede da Apiwata, contratação de professores não-índios, eletrificação rural e merenda escolar para os mais de 100 estudantes Waiâpi.
Diante da situação exposta, o governador demonstrou interesse em solucionar o problema, encaminhando já na próxima quarta-feira, à Perimentral Norte, máquinas da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap). Quanto à merenda escolar e professores, a Secretaria de Estado da Educação (Seed), ficou que providenciar. "Outras reivindicações serão encaminhadas e solucionadas nos próximos dias", disse Pedro Paulo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.