VOLTAR

Governador confere estrutura da 12ª

O Documento - http://www.odocumento.com.br
05 de Nov de 2013

As instalações para a 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas estão na reta final e governador Silval Barbosa esteve no local do evento, o Jardim Botânico, nesta segunda-feira (04) para conferir a estrutura. Trinta e oito ocas estão sendo montadas para receber delegações de 48 etnias nacionais e representações indígenas de 16 países. Os jogos começam na próxima sexta-feira (08) e seguem até o dia 16 de novembro.

Além das ocas, que vão servir de alojamento para os 1.600 participantes, a estrutura é composta por refeitório, tendas para as feiras de artesanato e da agricultura familiar tradicional indígena e a "Oca Digital", que contará com 20 computadores para atividades de inclusão digital. Também foi construída a "Oca da Sabedoria", onde serão realizados os debates sobre a questão indígena no Brasil e no Mundo e o fórum social, que decidirá qual a cidade que receberá os jogos mundiais: Palmas (TO), São Paulo (SP) ou Rio de Janeiro (RJ). Haverá ainda a tenda de Central de Apoio, para atender a imprensa, realizar reuniões e atendimentos médicos - se necessário.

Esta é a primeira edição que contará com representações indígenas internacionais, destacou o governador Silval Barbosa. "Os representantes dos 16 países vão discutir a realização dos primeiros jogos mundiais indígenas, que devem acontecer em 2015, no Brasil". Além da importância dos jogos para o esporte, o governador lembra que esta será a oportunidade de mostrar para o Brasil e para o mundo a cultura indígena e o turismo nas reservas indígenas de Mato Grosso.

O coordenador dos jogos, Marcos Terena, diz que a organização do evento se preocupou em montar uma estrutura de dormitórios, refeitórios e jogos segura e de qualidade aos participantes e embaixadores. "As delegações já estão saindo de suas aldeias e nossa preocupação é em deixar tudo pronto", frisou o organizador. Os jogos são realizados pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC) e contam com o apoio do Governo de Mato Grosso e do Ministério dos Esportes.

A 12ª edição dos jogos começa no pôr do sol de sexta-feira (08), quando será realizada a cerimônia sagrada, para abençoar a semana de competições. No sábado (09), será a abertura oficial do evento, com a participação de autoridades municipais, estaduais e nacionais.

http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=444497

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.