VOLTAR

Governador Camilo Capiberibe recebe lideranças indígenas da região de Oiapoque

Agência Amapá - http://www.agenciaamapa.com.br
Autor: Paulo Ronaldo
17 de Mar de 2014

Mais de vinte lideranças indígenas da região de Oiapoque participaram na tarde desta segunda-feira, 17, de uma reunião com o governador Camilo Capiberibe para tratar de questões relacionadas à educação, esporte e transporte.

No entanto, o principal item da pauta foi com relação ao aumento da cota de combustível para as aldeias. As lideranças alegam que a qualidade repassada pelo Estado é insuficiente para atender as comunidades.

Sobre esse assunto, o governador Camilo Capiberibe disse que o Estado tem se articulado em Brasília para executar o programa do Governo Federal chamado Luz para Todos e, a partir de então, levar energia 24 horas para todas as comunidades indígenas e não indígenas.

"O custo com o combustível e o transporte dele até as aldeias é alto demais, por isso o ideal é levar energia 24 horas, mas, para que isso ocorra, é preciso o esforço conjunto de todos, inclusive das lideranças", ponderou o governador.

Camilo Capiberibe explicou aos índios que as comunidades rurais e indígenas têm sido prejudicadas pelo Ministério das Minas e Energia, que trata do Amapá de forma diferenciada dos outros estados. Só para se ter uma ideia, no Pará se paga R$ 13 mil por cada ligação rural; no Amapá, somente R$ 8 mil, tornando o Estado menos atrativo para as empresas. "Temos de lutar por um tratamento igualitário", resumiu o governador.

No que se refere à energia, o chefe do Poder Executivo criou, ainda durante a reunião, um grupo de trabalho para que até o evento Abril Indígena seja apresentada uma solução. "Será feito estudo para ver até onde podemos aumentar essa cota, que não será somente para os indígenas, mas sim para todas as comunidades que utilizam gerador e estão incluídas dentro do programa do governo", assegurou.

O coordenador do Conselho dos Povos Indígenas, cacique Ramon dos Santos, disse que as lideranças saíram satisfeitas com os encaminhamentos que foram feitos durante a reunião e que todos aguardarão abril chegar - nesse mês, em homenagens aos índios, o Governo do Amapá elabora diversas atividades - para sentar novamente à mesa.

"O governador disse que a próxima reunião será no Oiapoque, onde anunciará as medidas que foram tomadas para resolver algumas das nossas reivindicações, cuja principal é a energia", informou o cacique.

Da reunião participaram o chefe de Gabinete Civil, Délcio Magalhães; diretor-presidente da Companhia de Eletricidade do Amapá, Francisco Almendra; e os secretários Bruno Mineiro (Transportes), Cláudia Camargo Capiberibe (Inclusão e Mobilização Social), Amilton Coutinho (Infraestrutura) e Coaracy Macial (Políticas para os Povos Indígenas).

http://www.agenciaamapa.com.br/noticia/37813/

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.