VOLTAR

Gil nega convite para posto de vice na chapa

OESP, Nacional, p. A8
11 de Ago de 2009

Gil nega convite para posto de vice na chapa

Jotabê Medeiros

Gilberto Gil, cantor, compositor e ex-ministro da Cultura, disse ontem que não foi convidado para ser vice numa eventual candidatura da senadora Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, à Presidência.

Gil, que ensaiava ontem à tarde no Rio de Janeiro com a sambista Dona Ivone Lara, respondeu à questão da candidatura por meio de sua assessoria de imprensa. Segundo o artista, não houve um convite oficial e ele prefere não falar sobre hipóteses. "Eu não tenho de falar sobre o que eu faria se houvesse um convite, é meu direito não falar sobre isso", afirmou.

Fontes do Ministério da Cultura, contudo, garantem que o nome de Gil foi aventado pela própria Marina, colega de governo e amiga pessoal do cantor. A candidatura "pura" do PV seria uma forma de chamar a atenção, numa campanha nacional de peso, para a urgência das questões ambientais. Os verdes se consideram desprestigiados na gestão Lula e também não se sentem contemplados pelo principal partido de oposição, o PSDB.

JUCA

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, que é do PV, esclareceu ontem que apoiou o candidato de seu partido, Fernando Gabeira, nas últimas eleições municipais do Rio de Janeiro - e não o candidato do PMDB, Eduardo Paes. Na ocasião, Juca gravou declaração de apoio ao colega de partido, que hoje ainda pode ser vista no YouTube. Já nas eleições para a Prefeitura de São Paulo, o ministro apoiou Marta Suplicy, do PT, na disputa com Gilberto Kassab (DEM), que acabou reeleito para o cargo.

Crítico de uma ala "pragmática" do PV e também da presidência nacional de seu partido, o ministro da Cultura não comentou a eventual filiação de Marina a seu partido nem sua candidatura no ano que vem. Disse que só poderá falar a respeito se isso se tornar um fato consumado.

OESP, 11/08/2009, Nacional, p. A8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.