VOLTAR

Gesto simbólico na Guarapiranga

Horizonte Geográfico n. 117, jun 2008, p. 18
30 de Jun de 2008

Gesto simbólico na Guarapiranga

A represa de Guarapiranga é um dos principais mananciais da Região Metropolitana de São Paulo e abastece cerca de 3,8 milhões de pessoas residentes na zona sudoeste da capital. É também uma das mais ameaçadas: em torno de 800 mil pessoas viviam na área da bacia e pouco mais da metade dessa população tem rede de esgoto instalada em suas casas. Mesmo quando isso acontece, a maior parte do esgoto coletado é despejada nos rios e na represa, em vez de ser transportada para tratamento. Para modificar esse quadro, seria preciso reverter o adensamento populacional da região e orientar a expansão urbana para outras áreas dotadas de infra-estrutura. Além disso, seria preciso ampliar, fiscalizar e criar unidades de conservação na bacia, a exemplo de parques e outras áreas protegidas.

Como parte do programa de revitalização da orla da represa, a prefeitura de São Paulo promoveu a demolição de muros que impediam a vista e o acesso da Guarapiranga ao longo de uma das avenidas que a contornam. Além disso, foram desapropriados 48 imóveis construídos em suas margens, destinados à criação de um parque de 168 mil metros quadrados, que será implantado no local, chamado "Praia de São Pauto", A revitalização da orlada represa é uma demanda dos moradores da região, permitindo que a paisagem seja incorporada à vida da cidade e estimulando a sua utilização como espaço público de lazer, assim, evitando que a degradação da Guarapiranga se agrave.
Outros quatros parques estão previstos na orla da represa, totalizando 1 milhão de metros quadrados de área protegida.

A melhoria das condições socioambientais da Guarapiranga é urgente, uma vez que a Região Metropolitana de São Paulo dispõe de poucas fontes de água com qualidade e quantidades adequadas para o abastecimento público. 0 problema da poluição é agravado pito desperdício - 40% da água retirada dos mananciais se perde sem ser consumida. Para mudar esse quadro, a ONG Instituto Socioambiental lançou a campanha De Olho nos Mananciais, de esclarecimento sobre a situação das fontes de água que abastecem as grandes cidades; começando por São Paulo (www.mananciais.org.br)

Horizonte Geográfico n. 117, jun 2008, p. 18

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.