VOLTAR

Gestão territorial

Índios Isolados do Vale do Javari - http://www.valedojavari.com/
Autor: Ananda Conde
06 de Jul de 2010

O contato entre Matis e os isolados Korubo é alvo de preocupação para a Frente de Proteção Etno-Ambiental do Vale do Javari

Nos últimos anos, novos desafios de proteção de índios isolados surgiram no Vale do Javari. Atualmente, a possibilidade de conflitos entre a sociedade nacional e os índios isolados não é maior preocupação, já que a demarcacão da Terra Indígena Vale do Javari proibiu a entrada de pessoas não-autorizadas e afastou(mas não extinguiu) a possiblidade de contato entre índios isolados e sociedade nacional. Contudo, uma nova situação vem preocupando os indigenistas da Frente de Proteção Etno-Ambiental do Vale do Javari: o contato entre os grupos contados e os índios isolados.

No Vale do Javari, por exemplo, são vários os relatos de contatos entre os Matis e os Korubo. Tendo em vista essa situação, Fabrício Amorim, Coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari -(FPEVJ-Funai), e Vicente Coelho, geógrafo da Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari, elaboraram o texto "Índios Isolados e Contatados da TI Vale do Javari: notas para uma gestão territorial compartilhada - o caso Matis e os isolados Korubo" (http://www.blogger.com/goog_1895435661), com objetivo de esclarecer a importância do debate sobre as possíveis ações para casos como esse. O texto aborda o crescimento demográfico na Terra Indígena Vale do Javari e a conseqüente aproximação de índios em contato com a sociedade nacional à áreas de ocupação de grupos indígenas isolados, usando, como exemplo, a criação de uma aldeia Matis em território de Korubo isolados.

"A preocupação do contato entre os grupos se dá pela conhecida fragilidade de grupos isolados diante de doenças por eles pouco conhecidas, tais como a gripe, a tuberculose e a malária. O estabelecimento dessa comunidade muito próxima aos grupos isolados Korubo potencializará a transmissão de doenças que para eles serão fatais", explica o coordenador da Frente de Proteção Etno-Ambiental do Vale do Javari.

http://www.valedojavari.com/p/noticias.html

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.