VOLTAR

Gestão florestal do Tocantins conta com mapeamento e monitoramento por satélite

AmbienteBrasil - http://noticias.ambientebrasil.com.br
Autor: Danielle Jordan
01 de Mai de 2009

Convênio entre o INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins permite a realização do mapeamento da cobertura vegetal nos Parques Estaduais do Jalapão e Cantão e do município de Itaguatins, a partir de imagens do ano de 2007.

Os resultados desse convênio, que tem como objetivo melhorar o monitoramento e a gestão ambiental, foram apresentados ontem (30), no auditório do Ministério do Trabalho e Emprego, em Palmas. Representantes do Ministério Público Estadual, da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, do Naturatins, das diretorias de Monitoramento Ambiental, Fiscalização Ambiental e Planejamento, participaram do encontro.

Outras áreas também devem aplicar essa metodologia, de acordo com informações divulgadas pelo Naturantins. O mapeamento vai permitir o monitoramento contínuo no que se refere ao desmatamento, regularização ambiental, fiscalização das áreas de pressão antrópica e compensação de reserva legal, de acordo com o diretor Denílson Bezerra.

O projeto foi desenvolvido primeiramente nos parques estaduais por serem Unidades de Conservação de Proteção Integral e abrigarem tipologias vegetais representativas. Itaguatins foi incluído no projeto por possuir grandes fragmentos de Floresta Estacional Semidecidual Submontana.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.